Nos dias 16 e 17/03 a Superintendência Regional de Saúde de Barbacena promoveu reuniões com gestores e diretores de hospitais dos municípios das microrregiões de Barbacena, Congonhas e Conselheiro Lafaiete para alinhar as orientações para os serviços de saúde em relação ao Coronavírus.

Crédito: Priscila Rezende

Foram tratadas como pautas a capacidade instalada dos hospitais e possibilidades de ampliação e o fluxo de atendimento aos pacientes suspeitos de coronavírus. Tendo em vista que na sexta-feira (13/03) a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais - SES/MG decretou situação de Emergência em Saúde Pública no Estado como uma das ações de preparação para assistência aos pacientes com coronavírus. “Com esse decreto de emergência, o estado pretende dar agilidade aos processos de trabalho em relação ao enfrentamento do coronavírus”, afirmou a Superintendente Regional de Saúde de Barbacena Hérica Vieira Santos.

Em videoconferência realizada dia 13 de março, a SES-MG orientou as regionais a montarem os planos de contingência dos hospitais das microrregiões, e nessas reuniões realizadas em Barbacena e Conselheiro Lafaiete foram definidos os hospitais de referência e os de apoio para os casos referentes à doença. “Nós estamos verificando a capacidade instalada que cada hospital tem, a possibilidade de ampliar essa capacidade instalada em relação aos leitos e com esses planos sinalizar ao estado as possibilidades e necessidades”.

“Com esse plano, faremos uma rota de quem poderá contribuir. Todos os hospitais serão também caracterizados como de apoio, então é importante que cada um sinalize sua capacidade”, explicou o Coordenador do Núcleo de Redes de Atenção da SRS Barbacena, Renato Soares.

A Superintendente ainda destacou: “também estamos reforçando que todos trabalhem nos hospitais as capacitações de forma permanente, pois é uma doença nova e toda semana estão sendo atualizados os fluxos e protocolos sobre o coronavírus”.

No site da SES-MG são publicados os boletins com as atualizações da situação epidemiológica do Coronavírus: www.saude.mg.gov.br. E todas as orientações para profissionais de saúde estão no site www.saude.mg.gov.br/coronavirus

Por Priscila Rezende

Enviar para impressão