Até o momento, foram notificados 511 casos de infecção humana pelo COVID-19. Destes casos, 85 foram descartados, 420 estão em investigação como suspeitos e seis casos foram confirmados.

Descrição dos casos:

Foram confirmados casos nos municípios de:

Ipatinga ( 1 caso - mulher de 38 anos, com histórico de viagem para Israel); Divinópolis ( 1 caso - mulher de 47 anos e histórico de viagem para a Itália); Juiz de Fora ( 2 casos - 1 homem de 65 anos, com histórico de viagem para os Estados Unidos e 1 homem de 30 anos, em que está sendo investigado se há histórico de viagem para o exterior); Belo Horizonte ( 1 caso - uma mulher de 34 anos, em que está sendo investigado se há histórico de viagem para o exterior ) e Patrocínio ( 1 caso - mulher de 37 anos com histórico de viagem para a Itália).

» Informe Epidemiológico Coronavírus 16/03/2020

PRINCIPAIS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA SES/MG:

• Ativação do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COES Minas Covid-19);
  • Investigação epidemiológica e hospitalar dos casos suspeitos, bem como dos contatos;
  • Divulgação de informações epidemiológicas, através de boletim disponibilizado através do site da SES/MG;
  • Encaminhamento diário de informações atualizadas para as Unidades Regionais de Saúde e Ministério da Saúde;
  • Reunião diária da equipe do COES para acompanhamento da situação epidemiológica, avaliação das atividades desenvolvidas e definição de encaminhamentos;
  • Realização de videoconferências semanais com as unidades regionais de saúde;
  • Reunião de Comitê de Monitoramento de Eventos com pauta para atualização da situação do COVID-19 em Minas, no Brasil e no mundo;
  • Reunião com Grupo Assessor;
  • Revisão constante dos Protocolos e do Plano de Contingência para emergência em saúde pública pela infecção humana pelo SARS-CoV2 – Doença pelo Coronavírus (COVID-19), em alinhamento com as diretrizes nacionais, com ampla divulgação;
  • Implantação da Unidade de Resposta Rápida (URR) composta por médicos infectologistas que estão atuando diretamente no COES;
  • Execução de processo de compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para atendimento aos casos suspeitos e profissionais que prestam atendimento;
  • Atualização constante do Hotsite (www.saude.mg.gov.br/coronavirus) com materiais técnicos e informativos;
  • Manutenção de canal de comunicação com a população, para esclarecimento de dúvidas, através do ZAP da saúde (31 98272-0553)
  • Manutenção de canal de comunicação para discussão de casos e orientação de condutas, voltado aos profissionais de saúde;
  • Preparação da Campanha de vacinação contra a Influenza, com início previsto para 23/03/2020 e com público-alvo de aproximadamente 7 milhões de pessoas;
  • Publicação de Edital Seleção de Consórcios Intermunicipais de Saúde nº 01/2020, como estratégia da Rede de Cooperação Intermunicipal para o Enfrentamento de Emergências;
  • Manutenção da Rede de Vigilância e Assistência organizada e apta para adotar novas medidas de prevenção, em caso de necessidade.
  • Participação em audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 11/03/2020
  • Realização de coletiva de Imprensa para atualização dos dados e das ações realizadas pela SES-MG em 13/03/2020.
  • Publicação do Decreto NE Nº 113, de 12 de março de 2020 que declara SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA em Saúde Pública no Estado em razão de surto de doença respiratória – 1.5.1.1.0 - Coronavírus e dispõe sobre medidas para seu enfrentamento, previstas na Lei Federal nº 13.979 de 06 de fevereiro de 2020.
  • Publicação do Decreto Nº 47.886, de 15 de março de 2020, dispõe sobre medidas de prevenção ao contágio e de enfrentamento e contingenciamento, no âmbito do Poder Executivo, da epidemia de doença infecciosa viral respiratória causada pelo agente Coronavírus (COVID-19), institui o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 – Comitê Extraordinário COVID-19 e dá outras providências.
  • Realização de reunião de alinhamento estratégico do Plano de Contingência Estadual de forma articulada com a Defesa Civil e Segurança Pública (Corpo de Bombeiros) em 16/03/2020.
  • Atualização de informações pela Assistência Farmacêutica por meio da emissão de alertas que orientam o uso de medicamentos para dor e febre, assim como para pacientes cardiopatas, hipertensos e diabéticos.

Por Jornalismo SES-MG

Enviar para impressão