O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral disse nesta sexta-feira, 13/3, em Montes Claros, que a publicação do decreto de situação de emergência em saúde pública no Estado, em decorrência da pandemia do novo coronavírus se constitui em uma parte das ações que o Governo está adotando para dar suporte ao atendimento à população nas unidades de saúde. O secretário lembrou que, como gestora do Sistema Único de Saúde (SUS), desde 3 de janeiro deste ano a Secretaria de Estado de Saúde vem adotando várias medidas para conter possível aumento de casos do coronavírus no Estado, entre elas, a realização de capacitações de profissionais de saúde e de vigilância epidemiológica dos municípios.

Crédito: Pedro Ricardo

“Essa ação é importante para darmos capilaridade do ponto de vista da atenção ao coronavírus. Além disso, a SES-MG está trabalhando junto com o Ministério da Saúde na realização de levantamentos para dimensionar a rede de saúde do Estado, visando verificar a possibilidade de abertura de novos leitos de terapia intensiva. Atualmente, Minas Gerais possui 480 hospitais vinculados ao SUS e a Secretaria de Estado da Saúde está verificando o que cada unidade de saúde pode contribuir para o atendimento de pacientes, visto que essa epidemia deve se intensificar relativamente rápido no país”, observou Carlos Eduardo Amaral.

O secretário revelou ainda que a SES-MG já abriu processos para a compra de equipamentos de proteção individual e de outros materiais que serão disponibilizados para profissionais de saúde dos municípios, visando dotar as unidades de saúde de estrutura para o atendimento de pacientes com suspeita de terem contraído o coronavírus.

Visitas aos municípios

Nesta quinta-feira, 12/03, o secretário de Estado de Saúde visitou o serviço aeromédico coordenado pelo 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Montes Claros e os hospitais Santa Casa e Dílson Godinho, principais referências de tratamento oncológico no Norte de Minas. Participaram das visitas o subsecretário de Gestão Regional, Darlan Venâncio Thomaz Pereira; o superintendente de Desenvolvimento, Cooperação e Articulação Regional, Ricardo Assis Alves Dutra; a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques e as gerentes regionais de saúde de Januária e Pirapora, Ioná de Carvalho Lisboa e Adriana Kátia Emiliano Souza, respectivamente.

Já nesta sexta-feira, o secretário visitou o Hospital Universitário Clemente de Faria, administrado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); a sede da Regional de Saúde de Montes Claros e o prédio anexo onde estão instalados os núcleos de assistência farmacêutica, imunização e o laboratório da região macro Norte.

Durante o encontro com lideranças e gestores de saúde do Norte de Minas, Carlos Eduardo disse que pretende intensificar suas visitas às regiões de saúde do Estado, “com o objetivo de conhecer as dificuldades e as potencialidades, para que possamos ter um olhar diferenciado diante da realidade de cada região”. O secretário lembrou, ainda, que, em 2019, assumiu a direção da SES-MG “numa situação complexa, diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado. Mas, com muito trabalho e priorizando a busca de soluções para os problemas mais urgentes, estamos cumprindo os compromissos assumidos”, afirmou.

O presidente do Conselho de Secretários de Saúde de Minas Gerais (Cosems), Eduardo Luiz da Silva, frisou que “é fundamental a estratégia do secretário de Saúde se aproximar das diversas regiões do Estado, visando avaliar com as lideranças o encontro de soluções para os mais diversos problemas. “Nos últimos anos, tivemos um governo ineficaz que, só na área da saúde, deixou uma herança de 6 bilhões de dívidas. Agora, o atual Governo tem um grande desafio para equacionar, que é o financiamento da saúde em Minas Gerais”, salientou o presidente do Cosems.

A secretária municipal de saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, reforçou que, “para que o Estado consiga voltar a ter condições de financiar a saúde é preciso muito esforço por meio do fortalecimento de parcerias e das ações de planejamento, priorizando a busca de soluções para os problemas mais urgentes”, avaliou.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dyheime Marques, assinalou que a visita do secretário ao Norte de Minas “dá novo alento nas discussões das questões específicas da região, além de reforçar os trabalhos das regionais de saúde de Montes Claros, Januária e Pirapora”.

Na mesma linha de raciocínio, o promotor Leandro Pereira Barboza, da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça e Defesa da Saúde, disse que “o fortalecimento do dialogo da SES-MG com as lideranças e gestores de saúde é importante, sobretudo numa região com grande extensão territorial e que, junto com o Vale do Jequitinhonha, é economicamente menos desenvolvida”, pontuou.

Também participaram do encontro com o secretário de Estado da Saúde o deputado estadual, Carlos Pimenta; o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), Marcelo Félix Alves de Araújo, gestores municipais de saúde e dirigentes de hospitais.

Taiobeiras

Na tarde desta sexta-feira o secretário Carlos Eduardo Amaral; o subsecretário de Gestão Regional, Darlan Venâncio Thomaz Pereira; o superintendente de Desenvolvimento, Cooperação e Articulação Regional, Ricardo Assis Alves Dutra e a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Marques visitaram o Hospital Santo Antônio, no município de Taiobeiras.

Por Pedro Ricardo