A Vigilância Sanitária da Regional de Saúde de Leopoldina promoveu em seu auditório, nessa quarta-feira (11/03), capacitação para profissionais que atuam na Vigilância Sanitária (VISA) dos 15 municípios sob a sua jurisdição.

IMG-20200312-WA0007 1

A oficina foi iniciada com a apresentação da coordenadora de Vigilância em Saúde, Marcela Bella Lopes, a respeito do Plano Diretor de Vigilância Sanitária (PDVISA). Esse instrumento possibilitando a construção de um planejamento e programação, apresenta-se como fruto de esforços em conjunto de múltiplos atores do Sistema Único de Saúde (SUS), e que resultará no fortalecimento e consolidação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Foram apresentados e discutidos os indicadores propostos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), além de serem esclarecidas as formas em que acontecerão os repasses financeiros referentes ao PDVISA. Marcela ressaltou que "é muito importante apresentar aos gestores o diagnóstico levantado para definir conjuntamente as prioridades municipais em Vigilância Sanitária, para situá-los diante dos desafios e tarefas locais”.

O técnico da Regional, Vinicius de Souza Vieira Muniz, responsável pela Vigilância Ambiental, apresentou o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA). Foram discutidas as ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em qualidade compatível com o padrão de potabilidade, estabelecido nas legislações vigentes. Na oportunidade, foi demonstrado aos fiscais municipais como são realizados os exames laboratoriais de análise do teor de cloro residual na água. Vinicius enfatizou que "de extrema importância o monitoramento da qualidade da água consumida pela população da nossa região, por meio da coleta, análise e gerenciamento dos dados e para evitar agravos danosos".

Concluindo a capacitação, foi abordado o tema do licenciamento simplificado, assim como as legislações pertinentes entre os fiscais e os técnicos da SES/GRS, avaliado positivamente pela Coordenadora da Vigilância Sanitária da Regional Leopoldina, Maria Luiza da Silva Souza: "Foi um espaço de discussões significativo, onde os técnicos do NUVISA puderam esclarecer as dúvidas dos fiscais, o que mostra o apoio e acompanhamento da GRS aos núcleos de vigilância municipais, nos processos de trabalho desenvolvidos nos municípios”.

Por Oberdan Rocha e Paula Gouvêa Franco

Enviar para impressão