Equipe da Regional de Saúde de Ponte Nova participou, nessa sexta-feira (6/3), no Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal de Viçosa (IPPDS-UFV), do segundo módulo de formação para profissionais de saúde municipais da Rede de Enfrentamento para Obesidade em Minas Gerais (Renob-MG). O curso teve como objetivo dar andamento aos projetos de intervenção que estão sendo realizados pelos participantes, além de discutir a implementação de projeto terapêutico singular para o enfrentamento da obesidade.

renob

“A Regional de Saúde avalia o curso como uma iniciativa importante para a criação de estratégias municipais que visem trabalhar a obesidade nas suas diversas dimensões fatoriais, como causas físicas, emocionais e sociais”, enfatizou a referência técnica do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, Karen de Fátima Ségala, acompanhada das referências dos núcleos de Redes de Atenção à Saúde e Vigilância Sanitária, Alessandra Dias da Silva e Edilaine Coelho Ferreira, respectivamente.

O projeto de intervenção apresentado pela Regional, ainda sob elaboração, prevê uma maior possibilidade de oferecer apoio institucional aos municípios. Isso se dará por meio do fornecimento de orientações técnicas que busquem fortalecer as abordagens coletivas dos profissionais das equipes multidisciplinares da Atenção Primária à Saúde, com o intuito de realizar desde a promoção, passando pela prevenção e pelo controle, até o tratamento da obesidade.

Renob-MG

O Renob-MG, aprovado em 2018 pelo Ministério da Saúde e CNPq, visa a construção da rede de atenção nutricional no SUS para controle da obesidade em Minas Gerais. Tal objetivo será alcançado mediante o desenvolvimento de diversas ações de diagnóstico, formação, gestão, avaliação e monitoramento, como o desenvolvimento de estratégias para a formação de gestores, lideranças locais e profissionais de saúde, aprimoramento dos processos gerenciais e de controle orçamentário das secretarias municipais de saúde, qualificação profissional e construção de uma linha de cuidado nutricional para prevenção, tratamento e controle da obesidade, conforme a realidade local.

Por Tarsis Murad