A Secretaria de Estado de Saúde SES MG, por meio da Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu, finalizou na sexta feira, 06/03, a coleta e análise de informações que compõe o plano de ação para prevenção da Febre Maculosa no município de Mutum.

A ação tem o objetivo de nortear medidas para reduzir a ocorrência de casos e óbitos por Febre Maculosa no município. No início das ações, que aconteceram durante toda a semana, se reuniram no Serviço de Vigilância Sanitária de Mutum a referência Técnica de Zoonose da SRS Coronel Fabriciano, Manoel Carlos Santos, as Referências de Vigilância Ambiental da SRS Manhuaçu, Estela Carvalho Mendonça e Evandro Carvalho Dornelas, e Coordenação de Vigilância Epidemiológica, Coordenação de Vigilância Ambiental, Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde , Secretaria de Esportes, Secretaria de Meio Ambiente e Secretária de Agricultura do município de Mutum. O objetivo foi traçar medidas de controle e prevenção da Febre Maculosa a serem adotadas envolvendo todos os órgãos.

As medidas integram e harmonizam as ações de prevenção da doença, estabelecendo as competências de todas as secretarias e órgãos participantes. Segundo o Superintendente Regional de Saúde, Juliano Estanislau, as ações adotadas permitem a realização de uma força tarefa que envolve Estado e Município, levando à minimização do problema. “Já tivemos óbitos e por essa razão estamos continuamente atentos. O município de Mutum continuará a ser monitorado periodicamente pelas nossas referências técnicas. Também foram estabelecidos fluxos entre a secretaria municipal de saúde de Mutum e SES”, destacou Juliano.

Na quarta-feira (04/03) aconteceu a investigação e visita ao local provável de infecção, que é o campo de futebol do município. Ainda na quarta-feira a SES promoveu o treinamento dos Agentes de Endemias na Técnica de Arrasto. Na ocasião aconteceu a coleta de carrapatos dos animais (cavalos) presentes no arredor do campo de futebol e preenchimento do Protocolo de Investigação de Doenças Febris e Hemorrágicas, com as famílias dos pacientes que foram a óbito pela Febre Maculosa no município.

Créditos: Evandro Carvalho

Na sequência os profissionais de saúde envolvidos na ação realizaram a busca ativa de carrapatos nas residências e nos cães localizados nas moradias dos pacientes que foram infectados.

Ações definidas

Após ouvir sugestões e discussão com os técnicos de endemias para buscar o controle e extermínio dos carrapatos nos locais visitados, ficou estabelecido as seguintes ações:

Aplicação de Cal Virgem no campo de futebol a cada 60 dias por 3 vezes; Realização da Técnica de Arrasto a cada 3 meses durante os próximos 3 anos; Encaminhamento dos carrapatos coletados à FUNED; Borrifação com Carrapaticida na parte interna e externa do muro que circunda o campo de futebol; Execução de capina e manejo ambiental na margem do Rio que circunda a cidade e no Córrego Cantinho do Céu; Borrifação das casas da Rua Professor Dionísio Costa onde foram encontrados carrapatos; Busca ativa de casos humanos de Febre Maculosa; Buscar resolução juntamente com o Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura sobre a situação das capivaras presentes nas localidades próximas à cidade.

Sobre a Doença

A Febre Maculosa é uma doença grave e que pode levar a morte se não for tratada em tempo adequado. Ela aparece em áreas urbanas e rurais e é transmitida pela picada do carrapato infectado que carrega a bactéria.

Números em Mutum

A febre maculosa é transmitida pela picada do carrapato estrela. A doença não é transmissível de uma pessoa a outra. É uma infecção grave e para a qual não há vacina. Os sintomas da doença incluem febre, dor de cabeça e no corpo, náuseas, vômitos e mal-estar generalizado. Se uma pessoa esteve em uma área de risco e apresentou um desses sintomas, deve procurar um serviço de saúde. No Município de Mutum, os casos de infecção e óbito aconteceram em locais próximos ao Campo de Futebol da cidade.

Por Antonio Rodrigues

Enviar para impressão