Nesta sexta-feira (28/02), durante a realização da 2ª reunião da Câmara Técnica da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da Região Ampliada de Saúde do Norte de Minas, a Regional de Saúde de Montes Claros reforçou a necessidade dos gestores dos 86 municípios intensificarem as ações visando viabilizar o tratamento de recém-nascidos com fissuras lábio e palato. A notificação dos casos deve ser feita por médicos dos hospitais que possuem maternidades, e o encaminhamento de pacientes para tratamento no Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, deve ser viabilizado pelas Secretarias Municipais de Saúde, conforme pactuação já aprovada há mais de um ano em reunião de CIB.

Crédito: Pedro Ricardo

Participaram da reunião desta sexta-feira a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques; dirigentes do Conselho de Secretários de Saúde de Minas Gerais (Cosems) e gestores municipais representando as regiões de saúde de Montes Claros, Januária e Pirapora.

A referência técnica do Núcleo de Atenção Primária da Regional de Saúde de Montes Claros, Denise Silveira, explicou que as fissuras no lábio e no palato estão entre as anormalidades congênitas mais prevalentes em humanos, constituindo-se em importante problema de saúde pública. A incidência de fissuras é de, aproximadamente, um caso a cada 500 a 2.000 recém-nascidos, variando de acordo com a localização geográfica, a etnia e o nível socioeconômico da população.

Os pacientes com fissura lábio e/ou palato podem experimentar, além do comprometimento estético, alterações funcionais significativas, que incluem restrição de crescimento maxilofacial, alterações dentárias, distúrbios da fala, dificuldades de mastigação, problemas auditivos, bem como dificuldades para a higiene bucal.

“Como os gestores de saúde do Norte de Minas já decidiram que o Hospital da Baleia é a referência do Norte de Minas para o tratamento de recém-nascidos com fissuras lábio e/ou palato, os dirigentes das maternidades devem ser orientados para realizarem as notificações dos casos de forma imediata. Além disso, devem orientar os familiares do recém-nascido quanto ao encaminhamento do paciente para tratamento e acompanhamento por uma equipe multiprofissional que envolve cerca de 15 especialistas médicas de diferentes áreas”, explicou Denise Silveira.

Em nota técnica repassada aos gestores municipais a Regional de Saúde de Montes Claros lembra que, de acordo com deliberações da CIB-SUS/MG de 2018 e 2019 o Norte de Minas tem o Hospital da Baleia como referência para procedimentos de reabilitação das fissuras de lábio e/ou palato.“A assistência odontológica em ambiente hospitalar às pessoas com deformidade craniofacial congênita ou adquirida tem por objetivo promoter o tratamento em saúde bucal integral, incluindo as correções cirúrgicas, a restauração da fala, o estabelecimento funcional e estético da face e a integração social do paciente”, observa a referência técnica. 

Encaminhamentos

Os familiares das crianças com fissuras de lábio e/ou palato nascidades em hospitais do Norte de Minas devem receber, ainda na maternidade, as seguintes orientações: a secretaria de saúde do município de origem do paciente deve solicitar a marcação de consulta para a especialidade de cirurgia de deformidade craniofacial/fissura labiopalatina na Central de Marcação de Consultas de Belo Horizonte (telefone 31-3277-7701 ou 7829). A Central agendará a consulta para o Hospital da Baleia e informará o dia e o horário à secretaria municipal de saúde que, por sua vez, comunicará com os familiares da criança.

Por Flávio Samuel