Atendendo à decisão judicial para a reposição emergencial dos servidores grevistas e, assim, garantir o funcionamento do Hospital João XXIII durante o período de carnaval, onde é esperado um aumento expressivo da demanda na urgência, a Fhemig abrirá vagas internas para técnicos de enfermagem, inclusive para outras unidades, para preencher plantões estratégicos, entre os dias 21 e 26 de fevereiro. Esses plantões são para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade de Emergência e Central de Material Esterilizado – CME (com experiência).

Os interessados devem entrar em contato com a coordenação de Enfermagem, pelo telefone (31) 3239-9363, de 8 às 14 horas, diariamente, durante o carnaval.
Serão preenchidos 150 plantões diurnos (12 horas) e 130 plantões noturnos (12 horas). Lembrando que as vagas serão preenchidas por ordem de chegada. O valor a ser pago por plantão será de R$ 200,00.

A convocação se faz necessária diante da situação das portas de urgência e emergência do SUS-BH em fevereiro, em que as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e os demais hospitais passam por uma situação de hiperlotação há aproximadamente 15 dias. A rede hospitalar tem sido insuficiente em dar respostas correspondentes ao atual volume de pacientes das portas de urgência e, em especial, diante da greve de servidores da Rede Fhemig, iniciada em janeiro.

O movimento grevista causou um impacto fortemente negativo na capacidade de atendimento do Hospital João XXIII (unidade central de pronto atendimento e referência macrorregional para grandes traumas), que pode ser acrescido durante o evento de Carnaval em Belo Horizonte (com estimativa de que os foliões e turistas atinjam o número de 5 milhões de pessoas durante o período). Isso porque, em decisão da assembleia dos grevistas, no dia 20 de fevereiro, haverá continuidade da greve nos próximos dias.


Medidas emergenciais para garantir o fluxo de atendimento durante o carnaval


A Diretoria do HJXXIII decretou estado de calamidade assistencial interna e adotou as medidas emergenciais contingenciais:

Foram acionadas as referências hospitalares da Fhemig (e que dão retaguarda ao HJXXIII), para receber alguns pacientes internados no HJXXIII e, desta forma, aumentar sua capacidade para novos atendimentos;

Foi solicitada aos demais diretores de unidades da Fhemig a busca interna de vagas para receber pacientes do HJXIII e com perfil do cuidado possível pela unidade apoiadora;

Foi comunicada à Central de Internações (CINT) de Belo Horizonte a situação de emergência assistencial no HJXXIII, com realização de cadastro de pacientes no SUSfácil MG, bem como solicitação de apoio na busca imediata de transferência para leitos hospitalares;

Foi iniciada imediatamente a busca de servidores da Fhemig - técnicos de enfermagem, para atuarem no HJXXIII entre os dias 21 e 26 de fevereiro, recebendo pagamento por plantão estratégico para compor escalas de trabalho, repondo assim as horas dos servidores escalados, mas que não comparecem aos seus horários em função de greve.

Certos de que as providências cabíveis foram tomadas com a agilidade que o caso requer e visando à segurança assistencial, solicitamos a todos os coordenadores de setores, gerentes, chefe de plantão, e demais níveis gerenciais da unidade a ampla divulgação e organização de suas equipes para continuidade dos atendimentos no Hospital João XXIII.