A Regional de Saúde de Ponte Nova realizou, nessa quinta-feira (20/2), em sua sede, a 50ª Reunião do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental. Na pauta, além de palestras e experiência exitosa, foi apresentada a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) proposta no Colegiado Gestor Estadual e eleita a nova Secretaria Executiva.

Saúde Mental

Os trabalhos foram iniciados com a palestra “Medicamentos disponíveis na Assistência Farmacêutica para a Saúde Mental”, ministrada pelo coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional, Marcos Luiz de Carvalho. Em sua fala, foi dado enfoque ao planejamento da aquisição de medicamentos, aos critérios de financiamento público e à lista de medicamentos para a saúde mental disponíveis nos Componentes Básico e Especializado. “Considero importante o nivelamento do conhecimento sobre os medicamentos disponíveis junto aos membros do Colegiado, pois, em algum momento, as informações poderão ser úteis para auxiliar e/ou garantir o acesso dos nossos pacientes à Rede de Atenção Psicossocial”, destacou.

Na sequência, a referência técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (Nuveast/Ponte Nova), Karine Cardoso Miguel, abordou sobre a Violência Autoprovocada: Notificações SINAN. Ela trouxe informações sobre o cenário epidemiológico dos suicídios e das tentativas de suicídios em Minas Gerais. “Precisamos falar sobre o assunto e promover uma escuta qualificada nos serviços, porque estamos tratando de um grave problema de saúde pública, que pode ser evitado em tempo oportuno”, alertou.

Karine também instruiu os presentes acerca do preenchimento obrigatório da ficha de Notificação de Violência Interpessoal/Autoprovocada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). “O preenchimento pode ser feito não somente por profissionais da saúde, mas também pelos parceiros intersetoriais como educação, assistência social e todos os envolvidos no atendimento à violência”, reforçou.

Experiência Exitosa

Durante a reunião, também, foi apresentada a experiência exitosa do município de Ponte Nova, relatada pela assistente social, Nayara Rúbio Campos, e pela psicóloga, Brunella Contarini Delgado, ambas do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf). Trata-se de Termo de Cooperação Técnica entre a Defensoria Pública de Ponte Nova e o Município (Secretaria de Saúde), que estabelece fluxo para diminuir o número de solicitações de internações compulsórias de usuários de álcool e outras drogas e a judicialização dessas demandas. O objetivo é que os usuários tenham acesso aos dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial e seu acompanhamento seja pautado na Política de Redução de Danos.

Dentre as ações previstas no fluxo, estão a comunicação da Defensoria Pública à equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que acolhe esse usuário e aciona a equipe do Nasf. Esta, por sua vez, promove atendimentos domiciliares com orientações e atendimento psicológico, além de grupos de apoio direcionados aos familiares e o envio de relatórios mensais à Defensoria. “Como resultado, conseguimos perceber um decréscimo das demandas judiciais e um melhor resultado junto aos dependentes de álcool/drogas”, relatou a Assistente Social Nayara Campos.

Ao final da reunião, Nayara Campos foi eleita secretária executiva do Colegiado de Saúde Mental. A referência técnica de Saúde Mental, Ana Flávia de Paiva Mendes, apresentou alguns informes e colocou em discussão a pauta da próxima reunião, que acontecerá em maio.

Por Tarsis Murad