Com o objetivo de tornar acessível e rápido o diagnóstico da infecção pelo HIV, a Regional de Saúde de Ubá, em parceria com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), promoveu, na segunda-feira (10/2) e nessa quarta-feira (13/2), mais uma etapa da capacitação dos profissionais de saúde dos municípios da região sobre teste rápido para detecção do HIV.

UBA DSC09459

O treinamento, que faz parte do apoio educacional "Qualificação de profissionais da Atenção Primária em Saúde para realização de Teste Rápido de HIV, Sífilis, Hepatites B e C", foi direcionado, nesta etapa, aos profissionais dos municípios de Rosário da Limeira, Visconde do Rio Branco, Rio Pomba e Barão do Monte Alto. O treinamento teve início em agosto de 2019 e a previsão de término é para março de 2020. Até o momento já foram capacitados 155 profissionais de 23 municípios.

Os testes, que permitem o resultado em até 30 minutos, são altamente sensíveis e específicos, de simples aplicação, manuseio e interpretação, sendo uma ação destacada pelo Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde. “É importante dar atenção ao atual cenário epidemiológico, principalmente à implementação de políticas públicas relacionadas às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Com isso, nossa meta é qualificar cerca de 200 profissionais até o fim desse processo, colocando ao menos dois em cada Unidade de Saúde da nossa região onde, ainda, não oferecem o serviço. Esta estratégia vai ampliar o acesso ao rápido diagnóstico e ao tratamento adequado, garantindo a qualidade de vida dos pacientes e evitando a transmissão das infecções”, disse Priscila Teixeira, referência técnica regional do Programa IST/AIDs e Hepatites Virais.

Segundo a monitora da ESP-MG e responsável por ministrar o curso em Ubá, Amanda Laviola, a inovação torna-se a melhor estratégia para detecção das ISTs, também, em gestantes, evitando, assim, a ocorrência de transmissão vertical ou abortos, além da redução de gastos com exames que são preconizados no primeiro, segundo e terceiro trimestre da gestação.

“É um desafio para a saúde pública conseguir diagnóstico rápido para as infecções citadas. Quando é feito por sorologia, o resultado do exame é demorado e pode ocorrer de a pessoa perder o interesse ou nem voltar para tomar conhecimento do seu real estado de saúde. Então, a melhor estratégia é, de fato, os testes rápidos, aplicados no mesmo instante que a pessoa solicita na Unidade”, explicou.

As próximas turmas previstas são para os profissionais dos municípios de Miraí, Vieiras e Silveirânia. As cidades já contempladas com a "Qualificação de profissionais da Atenção Primária em Saúde para realização de Teste Rápido de HIV, Sífilis, Hepatites B e C" foram: Guarani, Rodeiro, Patrocínio de Muriaé, São Geraldo, Coimbra, Mercês, Divinésia, São Francisco do Glória, Guidoval, Ervália, Tabuleiro, Tocantins, Piraúba, Presidente Bernardes, Senador Firmino, Rio Pomba, Ubá, Visconde do Rio Branco, Eugenópolis.

Por Keila Lima