A Regional de Saúde de Divinópolis realizou na última sexta-feira, 29/11, no auditório da da instituição, uma reunião com os profissionais das juntas reguladoras e representantes dos serviços contratualizados da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência (RCPD). O encontro foi organizado pelo Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (Nras) com o objetivo de apresentar a RCPD, alinhar informações e apresentar experiências que são desenvolvidas pelos municípios.

Na ocasião, foram abordadas a Portaria Nº 793, de 24 de abril deE 2012 que Institui a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em âmbito Nacional, e a Delberação CIB-SUS/MG Nº 1.272, de 24 de outubro de 2012, que a instituiu em Minas Gerais. A referência técnica do Nras, Maria Aparecida da Silva, explicou que tanto a portaria quanto a deliberação buscam a ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com deficiência temporária, permanente, progressiva, regressiva, estável, intermitente ou contínua, no âmbito do SUS. “Esta é uma rede tão importante quanto as outras. Precisamos valorizá-la mais, pois a pessoa com deficiência precisa desse cuidado, dessa assistência”, ressaltou a referência técnica do Núcleo. “É um trabalho que começa integrando os outros pontos de Atenção à Saúde, Atenção Primária com Atenção especializada”, completou a referência técnica da RCPD, Suzana Ximenes.

A reunião também tratou dos Componentes da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência Física, envolvendo Atenção Primária (APS), Atenção Especializada em Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual, Visual, Ostomia, Múltiplas Deficiências e Saúde Bucal e Atenção Hospitalar e de Urgência e Emergência. Além disso, os técnicos abordaram o papel das Juntas reguladoras e a oferta de serviços ofertados na região Ampliada Oeste.

Créditos: Willian Pacheco

“A equipe da Secretaria de Estado de Saúde tem trabalho muito e incessantemente. Os núcleo de redes tem se empenhado nos debates e diálogos como forma de amadurecer e buscar a integralidade da assistência”, ressaltou o superintendente regional de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva.

Para o o coordenador da Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Mauro Souza Ribeiro, a construção da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência é um avanço em relação à qualificação da assistência à saúde de forma a garantir direitos, além de buscar organizar o cuidado à pessoa com deficiência em uma Rede integral e integrativa. “Estamos garantindo acesso aos serviços da atenção primária, secundária e terciária de forma articulada, por meio das juntas reguladoras. Por isso, estamos fazendo questão de estarmos presentes nas regiões de saúde”, destacou.

Por Willian Pacheco

Enviar para impressão