No último sábado (30/11), moradores do município de Rio Piracicaba participaram do simulado de emergência de barragens da Mina de Água Limpa. A atividade de caráter preventivo, foi realizada pelas Defesas Civis Estadual e Municipal, Prefeitura de Rio Piracicaba, com apoio das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, das Secretarias Municipal e de Estado de Saúde (por meio da Regional de Saúde de Itabira), do Ministério Público na comarca de Itabira. O objetivo foi orientar a população sobre como proceder em caso de rompimento da barragem de contenção de minério no município.

Estiveram envolvidas aproximadamente 4.600 pessoas, de um perímetro que compreende 1.587 residências e 234 unidades comerciais em 15 bairros, localizados nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) e de Segurança Secundária (ZSS). A ação se desenvolveu durante todo o sábado das 07 às 17 horas. O treinamento teve a duração de uma hora, das 15 às 16 horas, nos 45 pontos de encontro em áreas seguras do município.

Créditos: Darliéte Martins

“O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e do Plano de Contingência e Evacuação de Rio Piracicaba, que a Regional de Itabira, em conjunto com outras instituições de caráter multidisciplinar está ajudando a construir. Nosso objetivo é colaborar sistematicamente para que o município seja atendido integralmente em suas necessidades de saúde, seja ela física, mental, com atenção na rede primária e secundária, se necessário, mesmo que o acidente não aconteça. É uma ação preventiva e de promoção da saúde para garantir ao município a atenção em saúde na rede de cuidados que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais deve prestar”, esclareceu a diretora da Gerência, Maria Aparecida de Oliveira. Na avaliação dos coordenadores, o resultado da simulação foi bastante positivo, pois cerca de 38% dos moradores aderiram à ação.

Por Darliéte Martins

Enviar para impressão