Nesta segunda-feira, 18/11, a Regional de Saúde de Diamantina promoveu a 1ª Oficina de Gestão da Informação para servidores dos núcleos implantados na regional, responsáveis pela gestão de programas e políticas de saúde em âmbito regional.

IMG 8363

Na ocasião, foram apresentados aos participantes conceitos de gestão da informação e as etapas que envolvem desde a tabulação de dados até a tomada de decisão. “Foi iniciado o primeiro contato com a ferramenta TABWIN, onde pudemos demonstrar como baixar o programa, os arquivos auxiliares de tabulação e os arquivos de dados diretamente do site do DATASUS. Também foram trabalhados estudos de casos para que os participantes pudessem iniciar o processo de tabulação na prática ”, informou Carolina Di Pietro, instrutora.

A oficina teve o objetivo de apresentar as etapas da gestão da informação para que o serviço prestado pela regional seja mais eficiente e promova mudanças no cenário da saúde regional atual, por meio da geração de informações e de conhecimentos fundamentais para os tomadores de decisões. Nesse sentido, a comunicação deve ser feita em linguagem apropriada para cada público alvo, seja para a população, gestores de saúde, promotores ou prefeitos, de modo a garantir que o conhecimento seja adequado por cada ator social e que seja subsídio para a gestão.

“É fundamental que os participantes da oficina compreendam como tabular os arquivos disponibilizados pelo DATASUS no programa TABWIN, e que trabalhem esses dados em tabelas, mapas, gráficos ou textos e agreguem informações como metas e parâmetros, estipulem ou criem indicadores para monitoramento e consultem artigos científicos e normas técnicas de relevância e, a partir de então, possam gerar o conhecimento necessário”, destacou Francinne Batista, instrutora.

Ao todo 13 servidores participaram da capacitação e, além da Francinne e da Carolina, também esteve presente como instrutor o servidor José Vicente Honorato, responsável pela área de instalação. “Novas oficinas serão realizadas, pois trata-se de um processo amplo de aprendizagem que vai envolver novas abordagens, monitoramento e trabalho em equipe” finalizou Cleya da Silva Santana Cruz, superintendente regional de Saúde de Diamantina.

A Ferramenta: TABWIN

O programa TAB para Windows (TABWIN) foi desenvolvido pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS), com a finalidade de possibilitar a realização de tabulações rápidas sobre os arquivos DBF que são a base dos sistemas de informações do Sistema Único de Saúde, como o SIH/SUS (Sistema de Informações Hospitalares), do SIA/SUS (Sistema de Informações Ambulatoriais), do SIM (Sistema de Informações de Mortalidade), do SINASC (Sistema de Informações de Nascidos Vivos) e do SINAN (Sistema de Informações de Notificação de Agravos de Notificação Compulsória) dentre outros.

Por Ricardo Maciel