Na última terça-feira (22/10), a Regional de Saúde de Pirapora participou da assinatura de um convênio entre município de Pirapora e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). O objetivo do convênio é ampliar a oferta de serviços especializados que integram a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS). A assinatura aconteceu na APAE Pirapora e contou com a participação de alunos, professores, diretoria e amigos interessados na causa, além de diversas autoridades.

Crédito: Lillian Morais Silva Tararam

Adriana Katia Emiliano Souza, gerente Regional de Saúde Pirapora, destacou que vem ocorrendo vários avanços na oferta de serviços à Pessoa com Deficiência. “Essas conquistas vêm desde a implantação da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, por meio da Portaria Ministerial nº 1.060, de 5 de junho de 2002, que está voltada para a inclusão das pessoas com deficiência em toda a rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela se caracteriza por reconhecer a necessidade de implementar o processo de respostas às complexas questões que envolvem a atenção à saúde das pessoas com deficiência”, explicou. A gerente citou ainda alguns avanços, como a assistência integral à saúde da pessoa com deficiência, a prevenção de deficiências, a ampliação e fortalecimento dos mecanismos de informação, a organização e funcionamento dos serviços de atenção à pessoa com deficiência e a capacitação de recursos humanos. “Em Minas Gerais, novos Serviços Especializados de Reabilitação em Deficiência Intelectual (SERDI), da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do SUS/MG, foram definidos pela Resolução SES/MG nº 6.759, de 18 de junho de 2019, possibilitando aos municípios ofertarem a sua população a ampliação dos serviços especializados”, complementou Katia Emiliano Souza.

A enfermeira Juliana Veloso, na ocasião representante da gestora do Município de Pirapora, destacou que é de fundamental importância o trabalho multidisciplinar desenvolvido na APAE. “Os serviços contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos usuários e familiares, incluindo também os profissionais de saúde, educadores e professores que lá atuam. Além disso, o trabalho é também voltado para o desenvolvimento de ações e acompanhamento de metas que contribuam para melhorar a promoção de saúde e habilitação e reabilitação dos alunos/pacientes, assim como a qualidade da atenção à saúde a pessoa com deficiência”, frisou Juliana Veloso.

Segundo a prefeita de Pirapora, Marcela Machado, a ampliação dos serviços é de extrema importância. “Ter um ambiente humanizado, equipado e profissionais qualificados para desempenharem com qualidade a oferta de serviços aos usuários do SUS, que precisam de tratamento especializado, além do amor e dedicação, é fundamental”, disse.

O SERDI é o Serviço Especializado de Reabilitação em Deficiência Intelectual executado pela APAEs por meio de convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS). Tem como finalidade exclusiva o atendimento em saúde das pessoas com deficiência intelectual e do transtorno do espectro do autismo.

Por Regional de Saúde de Pirapora

Enviar para impressão