Visando alertar sobre a importância do autocuidado na prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, referências técnicas em saúde da mulher da Regional de Uberaba, Viviane Pereira e Jéssica Scandiuzzi, realizaram nesta quarta (9/10), evento com funcionários em alusão ao Outubro Rosa, mês em que se intensificam ações de cuidado à saúde da mulher. A palestra aconteceu na Sala de Reuniões da Superintendência e contou com palestrante convidada do Centro de Atendimento à Saúde Integral da Mulher (CAISM), a enfermeira Pollyane Lima.

Pollyane falou sobre estatísticas, exames e aspectos alterados das mamas. Segundo a enfermeira, “o câncer de mama é o mais frequente do mundo em mulheres, com uma incidência de 56 casos para cada 100 mil habitantes, no Brasil. A previsão é de quase 60 mil novos casos no país em 2019, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Esses números são alarmantes, por isso a importância dos alertas de prevenção” conclui.

Jessica Scandiuzzi lembrou que, “de acordo com a Lei 12.732/2012, do Ministério da Saúde, o paciente com neoplasia maligna tem direito de se submeter ao primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), no prazo de até 60 dias contados a partir do dia em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso registrada em prontuário único.”

Já Viviane Pereira frisou que exames clínicos das mamas, com profissionais médicos e enfermeiros, assim como Papanicolau, para prevenção do câncer de colo de útero, devem ser realizados anualmente. Além disso, a mamografia deve ser realizada a cada dois anos, em mulheres da faixa etária entre 50 e 69 anos, ou de acordo com recomendação médica específica”.

O evento também contou com um momento de interação, na qual os participantes receberam frases afirmativas sobre o câncer, e tiveram que interpretá-las como verdadeiras ou falsas, inserindo-as depois em dois quadros diferentes. Além dos exames de rotina, cuidados como alimentação balanceada, exercícios físicos, controle da obesidade, cessação do tabagismo e álcool e redução do estresse previnem todos os tipos de câncer.

Por Sara Braga

Enviar para impressão