Na noite da última terça-feira, 25/06, ocorreu, na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, a cerimônia de abertura da 9ª Conferência Estadual de Saúde que, neste ano, traz como tema a Democracia e saúde: saúde como um direito, consolidação e financiamento do SUS. O evento, que é realizado entre os dias 25 e 27 de junho, é promovido pelo Conselho Estadual de Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) a cada quatro anos, com a representação de vários segmentos sociais a fim de avaliar a situação da saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde estadual de acordo com as necessidades encontradas.

Créditos: Marcus Ferreira

A mesa de abertura contou com a participação do Secretário de Estado de Saúde e Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva; do Vice-Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Ederson Alves da Silva; do Conselheiro Nacional de Saúde, representando o Presidente Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos; do Presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde, Eduardo Luiz da Silva; da Secretária Municipal Adjunta de Saúde de Belo Horizonte, Taciana Malheiros Lima Carvalho, representando o Secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado; entre outras autoridades.

Créditos: Marcus Ferreira

O Vice-Presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, Ederson Alves da Silva deu início à abertura de cerimônia enaltecendo a importância da realização da conferência, que tem como objetivo reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a saúde como um direito humano, com universalidade, integralidade e equidade, princípios básicos do SUS, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais. “Durante esses três dias de conferência vamos elaborar o Plano de Saúde e aprovar propostas em defesa de um sistema de saúde público de qualidade para nossa população”, enfatizou.

O Secretário de Estado de Saúde e Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, destacou a parceria entre o Conselho Estadual de Saúde e a SES-MG para a realização da conferência que, mesmo diante das dificuldades financeiras que o Estado enfrenta, se uniu em prol do evento. “Estamos na 9ª Conferência de Saúde, num momento muito importante e necessário, pois o SUS é a menina dos olhos do Brasil. Precisamos cuidar com muita dedicação para que ele se desenvolva cada vez mais e essa conferência é uma forma de fazermos isso. O financiamento do SUS é importantíssimo e é o que propicia os nossos objetivos”, avaliou.

A Secretária Municipal Adjunta de Saúde de Belo Horizonte, Taciana Malheiros Lima Carvalho, enfatizou a união de esforços em prol da manutenção do SUS. “É imprescindível que unamos forças para defendermos aquilo que a gente acredita, do que construímos por meio de uma luta popular e, que hoje, representa a maior política de inclusão social não só de Minas, como também do país”, afirmou.

Palestra magna

Posteriormente, a Diretora Geral do Hospital Risoleta Tolentino Neves, Médica e Professora Adjunta da Faculdade de Medicina da UFMG, Alzira de Oliveira Jorge, falou, em uma palestra magna, sobre o eixo 3 Financiamento do SUS. “É num momento extremamente necessário que viemos até aqui discutir e ponderar o que precisa ser formulado e melhorado para que o nosso Sistema Único de Saúde atenda à população de maneira eficiente, sistema esse tão necessário e importante para a manutenção de uma saúde eficiente, igualitária e vista como um direito de todo o cidadão”, destacou.

Clique aqui e confira a programação da conferência

Confira todas as fotos da Conferência em: https://www.flickr.com/photos/saudemg2/with/48129876707/

9ª Conferência Estadual de Saúde

Local: Serraria Souza Pinto, Av. Assis Chateaubriand, 889 – Centro – Belo Horizonte/MG