Os 27 municípios da jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) irão realizar a Campanha Antirrábica Animal 2020 para cães e gatos no período de 1º de outubro a 14 de novembro. A meta de cobertura vacinal, segundo o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SRS Passos, é de 80% das populações estimadas de 88.980 cães e 12.203 gatos na região.

As vacinas começaram a ser disponibilizadas aos municípios, por meio da SRS Passos, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que já entregou a primeira das três remessas do imunizante antirrábico.

A referência técnica da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde, Suely Veloso, já se reuniu, pela internet, com os coordenadores de epidemiologia e as referências técnicas responsáveis pela imunização nos municípios para tratar da operacionalização da campanha 2020, pedindo organização e empenho das prefeituras, principalmente para a vacinação na zona rural.

Segundo Suely Veloso, em 2019, os municípios cumpriram a meta de vacinação e a expectativa é de que o desempenho seja repetido neste ano. “Mesmo com todas as dificuldades que estamos enfrentando com a pandemia de covid-19, espero que tenhamos bons resultados: todos os municípios cumprindo a meta preconizada para que a nossa população fique protegida contra a raiva”, disse.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), que iniciou a Campanha Nacional Antirrábica em agosto, a raiva animal é altamente infecciosa e se caracteriza por uma encefalite progressiva e aguda quase que totalmente letal. O vírus é transmitido para o ser humano pela saliva de animais infectados, por meio de mordedura.

Por Enio Modesto

Enviar para impressão