A Regional de Saúde de Teófilo Otoni inicia, no dia 5 de outubro, a Campanha Nacional contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. Desta vez, o público-alvo são crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

Com a finalidade de alinhar tecnicamente as questões relativas a essas duas campanhas nacionais, a Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni (SRS Teófilo Otoni) realizou na segunda-feira, (22/9), uma reunião virtual com os coordenadores de imunização dos 32 municípios sob sua jurisdição.

Na ocasião, a coordenadora do Núcleo de Imunização, Elizabeth Coelho, falou das vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que devem ser dadas aos menores de 15 anos de idade, explanou as situações hipotéticas que os profissionais responsáveis pela vacinação poderão enfrentar quando analisar o cartão de vacina e orientou como proceder a correta atualização da caderneta. “Caso perceba a falta de qualquer vacina, o profissional deverá vacinar a criança ou o adolescente para que o esquema vacinal seja atualizado”, declara Elizabeth.

Os participantes também receberam orientações sobre a Poliomielite, o que é, como é transmitida, as formas de prevenção, as vacinas, as medidas de segurança contra a covid-19 que deverão ser reforçadas durante o período de vacinação, entre outras informações.

Elizabeth ainda reforçou que é imprescindível os municípios se organizarem antecipadamente e mobilizarem a sociedade em geral sobre a importância dessas duas campanhas nacionais.

Por Déborah Ramos Goecking

Enviar para impressão