Nesta quarta-feira, 23/9, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apresentou o balanço da pandemia no estado. A coletiva virtual contou com a presença do chefe de gabinete, João Pinho, que apresentou os dados atualizados da covid em Minas Gerais e destacou, mais uma vez, a importância da prevenção para controle da taxa de transmissão.

Créditos: Pedro Gontijo | Imprensa MG

“Estamos vivendo um novo momento. Passamos pelo início da pandemia, depois o veio crescimento e agora estamos vendo essa estabilização com viés de queda no número de casos. Porém, não devemos mudar o nosso comportamento em relação à prevenção. É muito importante mantermos as medidas até alcançarmos um patamar bem mais baixo na taxa de transmissão”, reforçou João Pinho.

Até o momento, foram confirmados 276.314 casos em Minas Gerais. Estão em acompanhamento 26.983 pessoas e 242.434 já se recuperaram da doença. Nas últimas 24h foram confirmadas 133 mortes, totalizando 6.897 óbitos. É importante ressaltar que entre os casos confirmados nas últimas 24h, estão registros represados, como explicou João Pinho. “Além das notificações de final de semana, que naturalmente chegam com um pouco mais de atraso, há também registros de até 20 dias atrás. Por isso, o correto é avaliarmos sempre a data de ocorrência do óbito, assim teremos um panorama mais claro do cenário da pandemia”.

Redução nas internações por SRAG

Na oportunidade, também foram apresentados os dados de hospitalização por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). De acordo com os registros por semana epidemiológica, o número de internações também já indica uma redução significativa, conforme demonstrado no gráfico abaixo:

Projeto Medicamento em Casa

Durante a coletiva, João Pinho também anunciou que o Projeto Medicamento em Casa continuará sendo executado, contando agora com recursos próprios. Em cinco meses, cerca de 7 mil pacientes, em doze municípios mineiros, foram beneficiados. A iniciativa foi implementada com doações de recursos financeiros da empresa de mobilidade urbana 99.

O projeto atende atualmente os pacientes das Farmácias de Minas das regionais de Saúde de Juiz de Fora, Pouso Alegre, Coronel Fabriciano, Belo Horizonte, Divinópolis, Teófilo Otoni e Uberlândia. A SES conta com o apoio da Defesa Civil do Estado, que colabora com a expertise em ações humanitárias emergências.