Para atualizar o cenário da saúde regional e o plano Minas Consciente, as Regionais de Saúde de Barbacena e São João del-Rei, juntamente com membros do Comitê Covid-19 Macro Centro-Sul e com prefeitos e gestores de saúde dos 51 municípios da macrorregião, se reuniram virtualmente, nessa sexta-feira (10/7). As reuniões, realizadas semanalmente, são repassadas pelas regionais de Barbacena e São João del-Rei. Na pauta, as atualizações do cenário de saúde da região e as deliberações semanais do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) sobre o plano Minas Consciente, e a abertura a discussões e tratativas do grupo formado pelos prefeitos e secretários municipais de saúde.

Créditos: Priscila Rezende

Na ocasião, o coordenador de Vigilância em Saúde da SRS Barbacena, Márcio Heitor Stelmo, apresentou a atualização do número de casos e as estatísticas sobre a covid-19 na macrorregião, e o Relatório Técnico número 9 do COES Minas Covid-19, desta semana. Segundo o relatório, a curva do gráfico tem previsão de pico de contaminação da covida-19, no estado, em 13 de julho. Em relação à covid-19 na região, o coordenador afirmou que “nós, da Centro-Sul, estamos em terceiro lugar dentre as mais baixas incidências entre as macrorregiões do estado”.

Os indicadores que baseiam as decisões do plano Minas Consciente também foram demonstrados durante o encontro, esses incluem a taxa mortalidade, o comportamento da curva de casos, média do tempo de ocupação em leitos de UTI, taxa de incidência pela ocupação de leitos e média da taxa de incidência nos últimos sete dias. O parecer do COES estadual dessa semana autorizou a evolução da macro Centro-Sul para a Onda Branca do plano Minas Consciente em virtude dos números favoráveis da saúde na macro.

A superintendente regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos, destacou que o trabalho que vem sendo realizado na saúde da macro Centro-Sul, apresentando bons índices nos indicadores avaliados, proporcionou a evolução da região à Onda Branca do Minas Consciente: “Nós tivemos o melhor indicador do estado, recentemente, dentre as macrorregiões, e assim conseguimos essa evolução de onda”, destacou a superintendente. Ainda, a esse respeito, a gerente regional de São João del-Rei, Edwalda Assumpção, pontuou: “Não podemos deixar de registrar que esse avanço para a onda branca. Só foi possível porque todos nós fizemos o dever de casa, e essa adesão coletiva ao Minas Consciente é muito importante para o melhor atendimento à população da micro e macrorregião”, enfatizou. Ainda na oportunidade, a gerente regional de Saúde de São João del-Rei, informou sobre novos leitos de UTI covid-19 habilitados pelo Ministério da Saúde nos hospitais públicos de São João del-Rei, sendo 20 habilitados e 16 em processo de habilitação, contribuindo para reforçar ainda mais a micro e macrorregião, “esse avanço é uma conquista de toda a região que trabalhou muito para ter esses leitos”, afirmou Edwalda. “A macro Centro-Sul está se destacando e essa nossa união faz toda a diferença para esses bons resultados. Tanto que nessa semana tivemos o melhor indicador do estado, graças ao empenho e comprometimento que temos tido em nossa macrorregião, e o Estado tem valorizado o empenho de todos os municípios”, finalizou a superintendente Hérica.

Avanço para Onda Branca

A macrorregião de Saúde Centro-Sul foi autorizada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, na última quarta-feira (8/7), a avançar para a onda branca do plano Minas Consciente, que permite a reabertura segura de atividades como autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas. A decisão foi tomada após o grupo técnico constatar que a região apresentou melhora nos dois principais índices (leitos/ocupação e taxa de contaminação) considerados para avanço ou retrocesso nas ondas. A mudança passa a valer a partir do próximo sábado (11/7), com a publicação no Diário Oficial. Na ocasião, o governador Romeu Zema destacou que os bons resultados apresentados durante o momento mais crítico da pandemia, com pico previsto para a próxima segunda-feira (13/7), podem estar relacionados ao cumprimento dos protocolos propostos pelo Minas Consciente. “A região Centro-Sul possui a maior taxa de adesão do estado, com 37 dos 51 municípios inscritos no

plano. Ela tem tido um número de casos bem inferior à curva de Minas, com capacidade de reserva em seu sistema de Saúde. Por isso, está avançando uma onda neste momento. O que eu gostaria é que nas próximas semanas, após o pico da pandemia, outras regiões venham a trilhar o mesmo caminho”, afirmou. Com o avanço, a Centro-Sul se une às macrorregiões de Saúde Leste do Sul, Norte e Sul, que continuam apresentando taxa de ocupação de leitos controlada até o momento e seguirão os protocolos da onda branca por mais uma semana.

Por Priscila Rezende