A Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora/ Campus GV, promoveu uma videoconferência para discutir o papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no enfrentamento da Covid-19. Participaram mais de 200 profissionais entre ACS’s, enfermeiros vinculados a Estratégia de Saúde da Família e gestores municipais de saúde de 51 municípios da Macrorregião Leste.

O superintendente da SRS-GV, Rômulo Batista Gusmão, destacou a importância do ACS no SUS. “Quando se fala em mobilização da população ou em ações intersetoriais, junto a lideranças comunitárias, devemos lembrar dos 1.400 ACS’s que atuam nos municípios na Macrorregião Leste. São eles que de fato cadastram e acompanham de perto a condição de cada família e são atores estratégicos na implantação do processo do cuidado cotidiano de saúde de nossos usuários”, enfatizou.

A chefe da equipe da Atenção Primária da SRS-GV, Lidianny, reforçou a fala do superintendente enfatizando sobre as competências dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sobre o papel estratégico dos agentes nas ações de saúde. ”O agente é uma extensão da saúde dentro da comunidade porque além de ser membro dessa comunidade, tem um envolvimento pessoal com os usuários do SUS. Conhece cada uma das famílias de sua área de atuação além de saber dos problemas sociais, econômicos e epidemiológicos, ou seja, é personagem fundamental no combate a pandemia”, frisou.

O professor da UFJF/GV e médico da secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares fez uma exposição sobre aspectos gerais da covid-19 como transmissão; período de incubação; sinais e sintomas; tratamento; isolamento domiciliar e identificação de casos suspeitos de síndrome gripal e da Covid-19. Já a coordenadora estadual da Atenção Primária à Saúde (APS) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Bárbara Leão, apresentou temas, referentes a visitas domiciliares; orientações e cuidados durante os atendimentos na unidade de saúde; medidas de prevenção e recomendações para grupos especiais.

Sobre as visitas domiciliares a coordenadora informou que devido a pandemia essas atividades foram alteradas, mas que ainda devem acontecer e que no Guia Orientador da APS no enfrentamento da pandemia da covid-19, elaborado pela SES-MG são relatadas como essas visitas devem ser feitas.

Ao final da reunião virtual a agente (ACS), Gigliene Carmo, falou sobre o êxito obtido em uma ação da Secretaria Municipal de Saúde do município de Santa Rita do Ituêto, em que ela atua, no enfrentamento do novo coronavírus. ”Nós promovemos em junho uma blitz educativa em diversos pontos do município, com a participação de ACS’s e de outros profissionais da equipe, como psicólogo, fisioterapeutas, técnicos em procedimentos odontológicos e dentistas e que consistia em abordar pessoas em circulação nas vias públicas, compartilhando sobre medidas de prevenção, com destaque para o uso da máscara de proteção, e ressaltando também a importância do distanciamento e isolamento social”, disse.

12-07webconf

Por Frederico Bussinger