A 11ª reunião virtual do Comitê Macrorregional Sul Covid-19 aconteceu nessa quinta-feira (9/7) e cada regional apresentou os números de casos da Covid-19 registrados nos municípios de suas jurisdições.

reunião 09 jul

Até o momento da reunião, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas registrava 571 casos confirmados da Covid-19, 288 recuperados e 11 óbitos confirmados. A SRS Passos registrava 384 casos confirmados da Covid-19, 248 recuperados e 15 óbitos confirmados. A SRS Pouso Alegre 2.139 casos confirmados da Covid-19, 1.602 recuperados e 61 óbitos confirmados. Já a SRS Varginha registrava 1.194 casos confirmados de Covid-19, 913 recuperados e 49 óbitos confirmados.

“Nesse momento seguimos com o principal objetivo de garantir o acesso de qualidade para o usuário dos serviços de saúde do Sul de Minas. Temos visto, nas últimas semanas, o número de casos crescendo. Todo o nosso plano de contingência foi planejado para passarmos por esse momento garantindo acesso rápido ao tratamento”, reforçou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Regional de Pouso Alegre Izaura Sobreiro.

O aumento de consumo de medicamentos utilizados em terapia intensiva, especificamente itens necessários na intubação de pacientes, também esteve em pauta. Foi enfatizado que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou levantamentos do consumo médio mensal nas diversas regiões do estado e tem acompanhado o estoque junto aos hospitais.

Além dos servidores das Superintendências do Sul de Minas, a reunião contou com a participação de representantes dos municípios, Defesa Civil, Polícia Militar, Bombeiros, conselhos das Secretarias Municipais de Saúde e Ministério Público.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi