Na busca dos melhores resultados contra a covid-19, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), ampliou em 1.177% a capacidade de testagem molecular (RT-PCR) e emissão de diagnóstico pela rede de saúde pública do estado. Se em março - mês em que o estado declarou Situação de Emergência em Saúde Pública - eram feitos uma média de 77 testes por dia, conforme dados do Boletim Epidemiológico Especial n.12, emitido pela SES-MG, em maio este número cresceu quatro vezes: foram realizados cerca de 311 exames, diariamente, pelos laboratórios públicos. Em junho a média diária saltou para 593 exames e até o dia 10 de julho a expansão alcançou média de 984 exames por dia.

“A SES-MG conseguiu ampliar a capacidade da testagem por meio da habilitação de outros laboratórios públicos de pesquisa e diagnóstico para realização da testagem, em parceria com o Laboratório Central de Análises Clínicas e a Fundação Ezequiel Dias”, explica a coordenadora estadual de Laboratórios e Pesquisa em Vigilância da SES-MG, Jaqueline Silva de Oliveira. Até o momento, a rede de laboratórios do estado realizou 44.083 testes moleculares. Outros 1.701 exames estão em análise. Com a iniciativa a SES-MG descentralizou o diagnóstico da covid-19 e instituiu uma rede que atende à demanda regional para detecção do vírus por biologia molecular (RT-PCR).
Levados em consideração recursos próprios da SES-MG, o estado tem a capacidade de realizar mais exames, ainda. Mas para essa ampliação é necessário o abastecimento dos insumos da cadeia de diagnóstico molecular”, explica Jaqueline. Segundo a coordenadora, os insumos são fornecidos ao Estado pelo Ministério da Saúde. A remessa que Minas Gerais receberá equivale a 500 mil exames; que correspondem a apenas um item desta cadeia de insumos.
Para a complementação destes insumos, de maneira a suprir a realização dos exames, a SES-MG está com processos de compra para complementação dos itens. “Estamos passando por uma fase mundial de escassez de insumos. Estamos tentando comprá-los em um cenário de fornecimento sobrecarregado. São materiais de naturezas distintas, muitos importados, o que dificulta mais o processo”, explica Jaqueline. A intenção é adotar estratégias para nova ampliação de testagem.
Em relação aos testes rápidos - também chamados sorológicos - foram distribuídos pelo Ministério da Saúde à Minas Gerais, 783.960 testes, devidamente repassados pela Secretaria a todos os municípios. A previsão é que o estado receba, no total, 1.040.720 destes testes.

Laboratórios habilitados

• Parceiros que trabalham de forma integrada com a Fundação Ezequiel Dias

1. Fundação Hemominas;
2. Fiocruz Minas;
3. Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA);
4. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Universidades

5. Universidade Federal de Viçosa (UFV);
6. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM);
7. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM);
8. Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes);
9. Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ);
10. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
11. Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

Laboratórios municipais:

12. Secretaria de Saúde de Sete Lagoas;
13. Prefeitura de Belo Horizonte.

Por Jornalismo SES-MG