Os hospitais Eduardo de Menezes (FHEMIG), Santa Casa e o Hospital da Baleia, no município de Belo Horizonte, receberam equipamentos, na última semana, que irão auxiliar na abertura de novos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para assistência aos pacientes com a Covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde de Betim, também, recebeu novos equipamentos.

Para o Hospital Eduardo de Menezes foram destinados 12 ventiladores pulmonares, 8 monitores multiparamétricos e 2 cardioversores com marcapasso. A Santa Casa de Belo Horizonte recebeu 18 ventiladores pulmonares e 3 cardioversores com marcapasso. O Hospital da Baleia, também, passará a contar com 10 ventiladores pulmonares e 2 cardioversores com marcapasso.

Para a Secretaria de Saúde de Betim foram destinados 11 ventiladores pulmonares, 3 ventiladores pulmonares, tipo microprocessado, e 2 cardioversores com marcapasso. Na semana anterior, Betim também já havia recebido 5 ventiladores pulmonares, 5 ventiladores pulmonares microprocessados e 2 cardioversores com marcapasso. Todos esses equipamentos contribuirão para aumentar o número de leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento da Covid-19.

Créditos: André Cruz

A Superintendente da Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), Débora Marques Tavares, destacou a importância da chegada desses equipamentos aos hospitais. “Neste momento de aceleração da curva da pandemia, os equipamentos possibilitam a abertura de novos leitos de UTI, fundamentais para o acesso do cidadão mineiro que necessita dessa assistência tão importante. Essa estruturação, aliada a responsabilidade coletiva no isolamento/ distanciamento social e às medidas preventivas, como uso de máscaras pela população, contribuirão efetivamente para o enfrentamento da COVID-19 em Minas Gerais”, afirmou.

A ação da entrega dos equipamentos faz parte das medidas de enfrentamento da Covid-19 em Minas e inclui, também, a ampliação de leitos de UTI em todo o território. Cerca de 600 novos respiradores foram recebidos pelo Governo de Minas sendo que grande parte já foi distribuída para as outras Macrorregiões de Saúde com destino para os hospitais que estão atendendo pacientes com a Covid-19.

Por Alessandra Maximiano

Enviar para impressão