O aplicativo Saúde Digital MG está disponível para a população mineira desde 8 de maio e, até o momento, já tem mais de 30 mil downloads. Cerca de 11 mil pessoas foram cadastradas e 7.970 avaliações foram realizadas. Dentre os atendimentos por vídeo, 4.112 foram de casos suspeitos de Covid-19 (52%) e 3.858 (48%) de outras suspeitas.

A ferramenta, gratuita e intuitiva, oferece ao usuário do SUS atendimento imediato, capaz de identificar casos suspeitos da Covid-19, dentre outras enfermidades. Por meio de perguntas e respostas, a inteligência artificial classifica o risco da doença e, de acordo com o resultado, responde o caso como improvável ou direciona o cidadão para uma consulta médica virtual. O paciente também pode ter acompanhamento da equipe de enfermagem e suporte psicológico. Casos identificados como graves durante a triagem no app, são orientados a procurar ajuda rápida, em unidades de pronto atendimento.

Todos os cidadãos mineiros podem usar o aplicativo, que conta com mais de 100 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e psicólogos para fazer o atendimento e ou o acompanhamento do paciente, quando necessário. A equipe é formada por profissionais da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), que foram treinados para dar suporte e diagnósticos remotamente (telemedicina).

A utilização do Saúde Digital MG é importante no combate à pandemia, uma vez que elimina deslocamentos desnecessários aos hospitais e postos de saúde, diminuindo o risco de contaminação das pessoas e a aglomeração, bem como a contaminação de profissionais de saúde. De acordo com a avaliação médica, imediatamente, por meio do app, o usuário pode receber receitas e atestados.

A plataforma, recém lançada em Minas e pioneira no sistema público de saúde do país, atua também como indicador para a apuração de dados referentes à pandemia, colaborando com a definição de estratégias de combate e com uma melhor gestão dos recursos públicos. Portanto, é essencial que cada cidadão faça a avaliação para Covid-19, pelo menos uma vez. O projeto é fruto de parceria entre o governo do Estado e a iniciativa privada. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, "a alta transmissibilidade da COVID-19 demandou urgência em desenvolver tecnologias que ajudassem no atendimento da população sem ser preciso sair de casa. O aplicativo Saúde Digital MG cumpre este papel com eficiência e deve ser utilizado por todos os mineiros".

Dados

Suspeitas de Covid-19 identificados:
Improváveis: 3.412
Sem gravidade: 371
Com gravidade: 329

Passo a passo

O Saúde Digital MG pode ser baixado em dispositivos Android. Feito o download, o usuário faz o cadastro, inserindo foto e documentos, cujos dados são sigilosos. Várias pessoas podem ser cadastradas em um único aparelho, o que democratiza o serviço, estendendo o acesso aqueles que não possuem smartphones. De forma intuitiva o cidadão responde às perguntas, que o direciona para o resultado e encaminhamentos devidos. Cada pessoa pode e deve se autoavaliar sempre que tiver dúvidas sobre sua condição de saúde.

Por Lila Alves

Enviar para impressão