A Regional de Saúde de Teófilo Otoni (SRS Teófilo Otoni) realizou nesta terça-feira, 2/6, o encontro remoto da Comissão Intergestores Bipartite Microrregional (CIB Micro). Contou com a participação dos gestores municipais de saúde, presidente do Cosems e técnicos da SRS de Teófilo Otoni.

Durante a reunião, a referência técnica em zoonoses da SRS Teófilo Otoni, Maryana Rodrigues, apresentou a situação das arboviroses na área de abrangência da Regional de Saúde de Teófilo Otoni. Considerando as quatro últimas semanas epidemiológicas, que vai da semana 19 à semana 22, foram registrados 867 casos prováveis de dengue, 76 de Chikungunya e oito de Zika. “O quantitativo de casos prováveis considera os casos suspeitos e os casos confirmados da doença”, afirma.

Créditos: Deborah Ramos Goecking

Maryana ressaltou ainda as ações que já foram realizadas na tentativa de conter a incidência das arboviroses na região como a distribuição do botijão de hidrogênio/container, força tarefa nos municípios com alta e média incidência, desinfecção de equipamentos costais, aplicação de UBV/Veicular nos municípios com muito alta e alta incidência, capacitação dos Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) no uso do novo Inseticida Cielo, capacitação dos ACE’s com relação aos cuidados sobre a Covid-19 nas visitas domiciliares, entre outras.

De acordo com o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRA) deste ano, do dia 6 ao dia 10 de janeiro, os principais criadouros detectados para a procriação do mosquito foram os tanques, tambores, baldes com água parada e vasos com plantas.

Por Déborah Ramos Goecking

Enviar para impressão