Dando continuidade às reuniões com os gestores municipais por regiões de saúde, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, reuniu-se nesta terça-feira, 02/06, por videoconferência, com os municípios da macrorregião Triângulo do Norte para reafirmar a necessidade da ampliação do isolamento social e a adesão ao Programa Minas Consciente para conter o avanço da epidemia.

03-06-LilianCunha

O secretário disse que o objetivo das reuniões por regiões de saúde é trazer a avaliação que a SES/MG vem notando de alterações da COVID-19 e discutir as dificuldades e os caminhos de forma conjunta para ter uma passagem menos turbulenta pela epidemia. Para que haja tomada de decisão em momento oportuno, os municípios necessitam preencher em tempo real os sistemas oficiais.

“As instituições hospitalares devem informar as altas no SUS Fácil, como também é preciso que vocês nos atualizem o mais rápido possível dos casos e óbitos confirmados para que as informações sejam confiáveis para a tomada de decisão”, afirmou o secretário Carlos Eduardo Amaral.

Recentemente houve um aumento considerável nos casos confirmados, aumento na emissão de notas fiscais nas últimas semanas comparado ao início da pandemia e a taxa de mobilidade no geral está abaixo de 50% na região.

“É um isolamento muito preocupante, o ideal seria de 60 a 70%. Isso projeta um aumento de casos, um aumento na incidência baseada na circulação de pessoas e impacta na transmissão interpessoal. São ações que precisam ser adotadas hoje e que serão sentidas daqui quatorze dias. Se esperarmos uma semana, a curva será mais ascendente ainda. Convoco o Triângulo do Norte para reduzir a taxa de transmissão. A única forma de controlar são as medidas efetivas de distanciamento social para diminuir o R0”, ressaltou Amaral.

As medidas sanitárias são essenciais neste momento. “Falo do isolamento num sentido amplo, como o uso de máscaras, distanciamento natural das pessoas, medidas de higienização e alternância no horário para a abertura do comércio”, pontuou o secretário.

Atualmente, o Triângulo do Norte está classificado na onda verde no Programa Minas Consciente, em que os serviços essenciais são autorizados a funcionar. Durante a reunião o secretário estadual destacou que o Minas Consciente vem auxiliar na coordenação do funcionamento da economia, analisa se há capacidade hospitalar sem tendência a crescimento, as notificações dos casos, e esses fatores estão ligados diretamente ao isolamento social. Por isso a importância de toda a região aderir ao Programa para uniformizar as ações em todos os municípios, considerando a estrutura assistencial instalada.

O subsecretário de gestão regional, Darlan Venâncio Thomaz Pereira, destacou o trabalho de cooperação que vem sendo executado. “A Secretaria e os municípios vêm trabalhando incansavelmente para a aquisição de equipamentos e insumos, mas precisamos do isolamento social nesta equação para conter o avanço da epidemia”.

O superintendente regional de saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira, reforçou a necessidade do diálogo entre o Nível Central, regional e local. “A proximidade é importante para termos o alinhamento necessário e em conjunto buscarmos alternativas para frear este cenário”.

Cenário Epidemiológico

O Triângulo do Norte, com 1,2 milhão de habitantes, tem a circulação do vírus confirmada em praticamente todos os municípios. O boletim estadual divulgado ontem, 02/06, traz a confirmação de 1.040 casos de coronavírus, sendo 474 casos em acompanhamento, 539 casos recuperados e 27 óbitos.

Por Lilian Cunha