Na segunda-feira (01/06), a Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos, juntamente com o Coordenador de Redes de Atenção à Saúde e Atenção Primária da Regional, Renato Soares, visitaram o novo hospital de campanha de Conselheiro Lafaiete.

créditos: Priscilla Rezendecréditos: Priscilla Rezende

O hospital de campanha é municipal e está funcionando no prédio do hospital São Camilo, que teve uma reforma para melhorias e adaptações para assistência aos casos de COVID-19. Segundo informou a Secretária Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete, Rita de Kássia, o hospital conta com 51 leitos SUS, sendo 41 clínicos e 10 de CTI exclusivos para COVID-19, e irá atender uma população de aproximadamente 185 mil pessoas que fazem parte dos municípios que compõem a microrregião de Conselheiro Lafaiete. Sobre o financiamento da obra, a secretária afirmou: “Essa reforma que foi feita para que o funcionamento fosse efetivado, contou com a contribuição de recursos da Gerdau, a doação da mãe do João Miguel (que era uma criança que tinha AME- atrofia muscular espinhal e teve uma campanha de arrecadação de apoio para tratamento), e recurso do município de Conselheiro Lafaiete. Os equipamentos foram adquiridos através de uma parceria com Ministério Público do Trabalho de Belo Horizonte, que com o COVID foi direcionado para a compra dos respiradores”, explicou. E ainda, o financiamento dos leitos deverá ser realizado com recursos estaduais. “Hoje temos 60 profissionais atuando, que já passaram por capacitação. A obra foi entregue pelo prefeito há uma semana, e nesse dia 2/6 o hospital já poderá a iniciar seu funcionamento”, complementou a secretária municipal.

créditos: Priscilla Rezende

Sobre a visita, a Superintendente Hérica explicou: “A Regional de Saúde vem orientando e apoiando o município de Conselheiro Lafaiete nas tratativas para criação e ampliação de leitos clínicos e de UTI exclusivos para atendimentos dos casos graves da COVID-19”. Segundo Hérica, essa nova unidade hospitalar ajudará a fortalecer ainda mais a região como um todo: “Conselheiro Lafaiete é um importante polo de microrregião de saúde, referência para outros 11 municípios. Essa conquista é tão importante para o município polo e para os demais que compõem a microrregião, quanto para a macrorregião Centro-Sul, dado que uma microrregião complementa a outra”, afirmou.

Ainda na ocasião, a Superintendente e o Coordenador de Redes também fizeram uma visita à obra da futura ala de leitos de UTI para COVID-19 no hospital e maternidade São José. A ala contará com 17 leitos SUS e 1 leito particular para atendimento exclusivo para casos de COVID-19, e a previsão de finalização e entrega da obra está prevista para 20 de junho. E assim, a microrregião terá cumprida a meta de leitos clínicos e de UTI COVID-19, segundo prevê a necessidade do Plano de Contingência Hospitalar para a micro, reforçando também a assistência da macrorregião como um todo para o enfrentamento da pandemia.

créditos: Priscilla Rezende

Por Priscilla Rezende