Desde a última quinta-feira, 2/4, está disponível um canal telefônico voltado para o atendimento de profissionais de saúde e cidadãos, por meio do LigMinas 155 opção 2.

O telefone é destinado à prestação de informações sobre o coronavírus e possui duas opções: informações ao cidadão e apoio aos profissionais de saúde, que estão atendendo os casos suspeitos de Covid-19.

coronavirus ligminas 2

As informações disponíveis na plataforma telefônica são atualizadas sempre que houver mudanças preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela SES-MG. Assim que essas mudanças ocorrem, toda a equipe é avisada e as atualizações são feitas.

Equipes envolvidas

O atendimento do 155 é composto por duas equipes de profissionais de saúde da SES-MG. O atendimento ao cidadão visa responder às dúvidas relacionadas ao coronavírus. Incialmente a ligação será iniciada por uma gravação, no entanto, caso a dúvida não seja sanada, o cidadão será direcionado para um atendente que estará de plantão entre 7h às 19h, sete dias por semana.

Há, atualmente, nove mensagens gravadas com informações sobre o COVID-19, conforme sequência abaixo:

1. O que é o coronavírus e os grupos de risco;

2. Sintomas;

3. Quando ficar em casa ou procurar uma unidade de saúde;

4. Prevenção;

5. Transmissão;

6. Possibilidade de pegar ou transmitir para animais de estimação;

7. Existência de vacinas ou tratamento contra o coronavírus;

8. Quando usar máscara;

9. Canais oficiais de informações sobre o novo coronavírus.

Profissionais de saúde que estão realizando atendimentos aos casos suspeitos de COVID-19 também podem utilizar este canal para esclarecimentos. Na ocasião, serão direcionados para uma equipe de profissionais da saúde, composta por médicos e enfermeiros, capazes de responderem demandas sobre a notificação de casos ou sobre questões de condução no atendimento nessas situações. “O desenvolvimento do atendimento pelo 155 opção 2 é uma ação da SES-MG para que a população sane suas dúvidas de maneira confiável, com acesso às informações de forma segura. Orientamos que todas as pessoas utilizem estes canais, que serão frequentemente atualizados para que assim tenhamos pleno conhecimento de toda a situação que vivemos atualmente”, afirmou o secretário de estado de saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral.

Além do atendimento 155, a população também pode acessar ao site da Secretaria: www.saude.mg.gov.br e também o: www.saude.mg.gov.br/coronavirus que reúne todas as informações disponibilizadas pela secretaria, como informes epidemiológicos; resoluções, notas técnicas, orientações para população e profissionais de saúde; peças gráficas para dowload; dentre outros documentos.

Por Paula Gargiulo

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