O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19, da Superintendência Regional de Saúde de Alfenas, realizou uma reunião na manhã desta segunda-feira, 06/04, na sede da Regional de Saúde. O objetivo do encontro foi avaliar a incidência da Covid- 19 na região, analisando os municípios com maior incidência de casos suspeitos e a estrutura atingida para atendimento hospitalar nos municípios de referência. Participaram servidores de diversos setores observando a distância segura e protocolos de prevenção.

A Superintendente de Alfenas e presidente do Comitê, Maria Idalina da Silva Pacheco, falou sobre a atuação da Regional diante da pandemia do Coronavírus. “É uma situação atípica e temos buscado agilidade nas tomadas de decisões para a prevenção e controle da disseminação do vírus na região, sempre seguindo as orientações do Comitê Estadual, Ministério da Saúde e dando todo o suporte aos nossos municípios em suas atuações,” explicou.

Silnes Helena Diogo Marçal, do Núcleo de Vigilância em Saúde, informou os dados epidemiológicos nos municípios de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Alfenas. “Estão registrados até a data de 06/04, 414 casos suspeitos da Covid-19 em
nossos municípios. São quatro casos confirmados: Alfenas (1), Botelhos (1), Guaranésia (1) e Machado (1). Todos esses pacientes confirmados estão em isolamento domiciliar”, relatou.

O grupo identificou a necessidade de reforçar, por meio de ofício aos hospitais, o fluxo de informação dos casos suspeitos e confirmados, já que Créditos: Thayane Viana alguns não estão comunicando formalmente à regional de saúde. Também serão reforçadas as informações sobre a Influenza. O medicamento Tamiflu, por exemplo, deve ser retirado na farmácia da SRS pelos municípios.

A partir da próxima semana o comitê se reunirá todas as terças-feiras para avaliar a situação regional, além das reuniões diárias da sala de situação. Às terças-feiras também acontecerá a reunião do COES Macro.

Por Thayane Viana