O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, analisou os números referentes aos casos de Covid-19 no território estadual. Acompanhado do secretário de Estado de Saúde Adjunto, Marcelo Cabral e do subsecretário de Vigilância em Saúde, Dario Brock Ramalho, o gestor concedeu entrevista coletiva on-line,  na tarde desta segunda-feira (06/04), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Segundo boletim epidemiológico publicado na manhã desta segunda, Minas Gerais registra, até o momento, 47.715 casos suspeitos para Covid-19 e 525 casos confirmados. Cento e dezenove (119) óbitos estão em investigação e nove (9) óbitos foram confirmados. Além de discorrer sobre os números, Amaral ressaltou a importância da continuidade das medidas de distanciamento social implementadas pelo Estado.

Crédito: Gil Leonardi

“Deve-se evitar aglomerações, reuniões de pessoas, mesmo em ambientes abertos. Em caso de necessidade de sair de casa, para ir a um supermercado, por exemplo, é importante manter a distância de pelo menos dois metros das outras pessoas. Recomendamos ainda o uso de máscaras caseiras, em conformidade com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde. Essas máscaras devem ser trocadas com frequência e lavadas após o uso. As máscaras cirúrgicas devem ser reservadas à proteção dos profissionais de saúde”, comentou.

O secretário esclareceu que a decisão sobre as medidas de distanciamento se mantêm inalteradas, ainda que se faça estudos sobre o retorno às atividades comerciais, por exemplo. “Esses estudos miram momento futuro, quando poderemos, de forma organizada, ir retornando à normalidade”.

O secretário de Estado de Saúde Adjunto, Marcelo Cabral, adicionou comentário no sentido de que o distanciamento se mostrou incontroverso enquanto medida eficiente para desacelerar a propagação do novo coronavírus. “Em relação aos pequenos municípios, por meio das nossas Regionais de Saúde, estamos tomando ações conforme os planos de contingência nos aspectos micro e macrorregionais, sendo importante observá-los”.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Dario Brock Ramalho, informou que a capacidade de realização de exames de biologia molecular está em ampliação, com a agregação de 19 laboratórios à rede e comentou sobre possível aumento de números de casos com comprovação laboratorial nos próximos dias. “Nós, de fato, esperamos um aumento, mas não tão significativo, pois a maior parte do volume de exames, nessas circunstâncias, é feita em profissionais de saúde, de forma que possamos ter condições de manejar esses recursos humanos”, avaliou. Ramalho lembrou que os testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde são exames sorológicos, que apontam quando a pessoa já foi infectada e está com anticorpos, tendo outra utilidade. “São importantes para exames de triagem ou acompanhamento de profissionais de atividades essenciais, como saúde e segurança, por exemplo”.

Credenciamento de UTI

Em função da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus humano (Covid-19), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) publicou, no último sábado (04/04), edital que visa a seleção e a contratação de prestadores de serviços na área de saúde. Seus itens e cláusulas estabelecem, entre outras definições, o credenciamento e contratação excepcional de 2000 leitos de UTI Adulto e Pediátrico (estimativa), por até 90 dias (período prorrogável), para a internação de pacientes acometidos com o Covid-19.  O orçamento inicial é de R$ 54.000.000,00 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e a vigência do edital de 3 meses, prorrogável conforme a necessidade.

São elegíveis todos os prestadores de serviços de saúde no âmbito do estado (públicos e privados, SUS e Não SUS), que possuem leitos de UTI em condições técnico-operacionais e de recursos humanos para ofertar o atendimento à população, conforme regras da Gestão do SUS/MG e regras do referido edital. A SES-MG esclarece que após julgamentos das solicitações de credenciamento, os resultados serão publicados, periodicamente, por meio da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais (IOF/MG).

Ventiladores pulmonares

Carlos Eduardo Amaral também destacou que o Estado tem buscado ampliar o número de ventiladores pulmonares disponível, por meio de medidas como compra desses equipamentos, bem como a captação de aparelhos danificados para efetuar reparos e imediata utilização. O gestor explicou, ainda, que a atuação busca, por um lado, aumentar a oferta desses dispositivos, mas com a alocação adequada, sendo disponibilizados em hospitais que contêm com leitos de UTI. “As unidades de pequeno porte, que não são dotadas de UTI, serão voltadas ao atendimento dos casos menos graves. Isso porque a alocação dos ventiladores depende, além da estrutura física adequada, da existência de recursos humanos treinados a operar esses.

Farmácia de Minas

O secretário Carlos Eduardo Amaral também destacou que a SES-MG está fazendo aquisição de medicamentos para que pacientes que fazem uso contínuo de medicamentos dispensados pelo Estado possam retirar quantitativos suficientes para períodos de até três meses, o que evitará a procura presencial para retirada. Além disso, está em estudo a entrega de medicamentos em domicílio para os pacientes dos grupos de risco. “Além disso, é preciso reforçar a importância de se comparecer à farmácia apenas em caso de agendamento. Mesmo assim, caso haja alguma fila, orientamos que se mantenha o afastamento de dois metros para a pessoa mais próxima”. O secretário também disse que está em estudo a operacionalização de um sistema para poder operacionalizar a entrega dos medicamentos em casa para alguns pacientes.

Canais de orientação

Amaral ressaltou a busca por informações em canais confiáveis, destacou que o sítio eletrônico da SES-MG possui orientações voltadas a informar a sociedade, gestores, profissionais de saúde e a imprensa, reunindo desde respostas às dúvidas frequentes, situação da doença em Minas, ações em curso e legislações. Também lembrou o serviço telefônico 155 como canal para tirar dúvidas. “Após realizar a chamada, basta a pessoa teclar a opção 2, para acessar o serviço da Saúde Estadual”, indicou. 

Mais informações, acesse: www.saude.mg.gov.br e www.saude.mg.gov.br/coronavirus

Por Ramon Oliveira