Em uma ação conjunta da Regional de Saúde de Montes Claros com a Reitoria da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), nos próximos dias seis hospitais do Norte de Minas vão receber 30 respiradores que possibilitarão colocar em funcionamento, de imediato, novos leitos de terapia intensiva para tratamento de pessoas infectadas pelo coronavírus. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 2 de abril, após consenso envolvendo a Regional de Montes Claros, a Unimontes e o Conselho de Secretários de Saúde de Minas Gerais (Cosems).

predio santa casa.jpg ok

Os respiradores estavam sob a guarda da Unimontes. Eles foram apreendidos pela Receita Federal e foram doados ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) por ser uma instituição pública e que presta 100% de atendimento gratuito à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com os aparelhos recebidos da Receita Federal o Hospital Universitário já abriu 15 novos leitos de UTI e decidiu ceder os demais a outros hospitais da macrorregião de saúde do Norte de Minas, como forma de possibilitar a descentralização de serviços de saúde de alta complexidade.

A distribuição dos 30 respiradores seguiu dois critérios: a instituição beneficiada já possuir leitos de UTI e, com isso, equipe de saúde já habilitada para o atendimento de pacientes em situação grave de saúde; e, a segunda condição, ter capacidade para funcionamento imediato dos novos leitos de terapia intensiva. Com base nesses critérios a distribuição ficou da seguinte forma: Dez respiradores serão repassados para a Santa Casa de Montes Claros; oito para o Hospital Dílson Godinho; cinco aparelhos serão destinados ao Hospital Municipal Senhora Santana, de Brasília de Minas; três para o Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire, de Pirapora; três para o Hospital Santo Antônio, de Taiobeiras e um aparelho para o Hospital Regional de Janaúba.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, explica que o fato da distribuição dos respiradores ter levado em consideração os hospitais já terem condições de colocar em funcionamento, de imediato, os leitos de UTI possibilitará a ampliação da capacidade da região de acolher pacientes com síndrome respiratória aguda grave decorrente da Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

“A abertura de novos leitos de UTI em outros municípios fortalece as microrregiões de saúde do Norte de Minas e, além de descentralizar os tratamentos para outras cidades polo, viabilizará maior comodidade e agilidade no atendimento das demandas da população” – ressalta Dhyeime Marques.

Por Pedro Ricardo