Neste ano, profissionais que atuam nos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) da região ampliada de saúde do Norte de Minas terão a oportunidade de participar de oficinas de capacitação que serão ministradas de forma descentralizada pela Escola de Saúde Publica de Minas Gerais (ESP-MG). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (14/02), pela Regional de Saúde de Montes Claros durante a realização de reunião do Colegiado de Saúde Mental.

Crédito: Pedro Ricardo

A referência técnica em saúde mental do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Regional de Montes Claros, Alcina Mendes Brito explicou que as oficinas ofertarão 80 vagas, distribuídas da seguinte forma: 44 para os municípios que integram a Regional de Saúde de Montes Claros; 24 vagas para a Regional de Saúde de Januária e 12 para a Regional de Pirapora. O cronograma de realização das oficinas está definido da seguinte forma: 14 e 15 de abril; 12 e 13 de maio; 16 e 17 de junho.

“A ESP-MG possui larga experiência na formação de profissionais para a área da saúde e a realização de oficinas descentralizadas facilitará a participação dos profissionais do Norte de Minas, muitos deles trabalhando em municípios muito distantes de Belo Horizonte. Além disso, a atualização de informações e a troca de experiências entre os profissionais, viabilizará a melhoria dos serviços aos usuários dos Centros de Apoio Psicossocial e, consequentemente, avanços para o Sistema Único de Saúde no Norte de Minas”, ressalta Alcina Brito.

Aproveitando a reunião do Colegiado de Saúde Mental na parte da tarde desta sexta-feira, a Regional de Saúde de Montes Claros realizou capacitação das referências técnicas dos municípios em Registro das Ações Ambulatoriais de Saúde (RAAS). O sistema objetiva conhecer a morbimortalidade ambulatorial; concentração de consultas; percentuais de exames de rotina e de alta complexidade e o quantitativo das ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde.

Resoluções

Ainda durante a reunião do Colegiado de Saúde Mental a Regional de Saúde de Montes Claros comunicou que todos os municípios do Norte de Minas que possuem pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial formalizaram pactuação para o recebimento de recursos financeiros para custeio e investimentos, conforme previsto em três resoluções publicadas em novembro de 2019 pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A previsão é de que 27 municípios receberão mais de R$ 11,3 milhões.

Por Pedro Ricardo