A Superintendência de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SAF/SES-MG) em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Minas Gerais (CRF/MG) e apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG), realizou uma capacitação na Regional de Saúde de Patos de Minas sobre a Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais.

Imagem 1 2

Foi o primeiro encontro de farmacêuticos da Macrorregião Noroeste de Saúde em que houve participação dos profissionais das Regionais de Saúde de Patos de Minas e Unaí. A oficina teve como objetivo ouvir as diversas dificuldades dos municípios e, a partir de então, desenvolver as habilidades dos farmacêuticos municipais inseridos no SUS-MG. Os principais assuntos abordados foram: benefícios para a criação de uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), elaboração de pareceres técnicos embasados com o intuito de racionalizar a judicialização em saúde, aspectos legais de compras de medicamentos e atas de registro de preço, elaboração de protocolos clínicos municipais para dispensação de medicamentos e insumos, importância de ter uma REMUME e atualizá-la periodicamente.

“A capacitação realizada teve como objetivo parametrizar condutas e estimular a integração entre os farmacêuticos da região noroeste de saúde. O modelo construído estimula a criação das Comissões de Farmácia e Terapêutica e Protocolos Clínicos Municipais. O objetivo é harmonizar condutas terapêuticas em que as equipes multiprofissionais de saúde possam trabalhar de forma coesa e alinhada. A finalidade é estimular o acesso ao uso racional de medicamentos para que eles sejam seguros, eficazes e custo-efetivos no SUS”, destaca o coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional de Saúde de Patos de Minas, Flávio César Thiago.

O encontro foi organizado pelo coordenador do Núcleo de Assistência Farmacêutica, Flávio César Thiago e pelos farmacêuticos Raphael Rodrigues Porto, Robson Regis Rezende Silva (coordenador Núcleo de Assistência Farmacêutica Regional de Saúde de Unaí) e Yula Merola, que conduziu a reunião. Estiveram presentes 33 farmacêuticos dos municípios abrangidos pelas Regionais de Saúde de Patos de Minas e Unaí.

Por Lorraine Lemos