A Coordenação Estadual de Alta Complexidade da Regional de Pouso Alegre realizou nesta segunda (19/08), uma videoconferência sobre Antifúngico para Oncologia e Transplante. Os objetivos são a apresentação e esclarecimento sobre o protocolo para ressarcimento de antifúngico utilizado para onco hematologia e transplantes, bem como a prestação de esclarecimentos sobre a RESOLUÇÃO SES-MG nº 6.784 de 17/07/2019.

IMG 0087

O referido documento dispõe sobre as regras de custeio complementar, por meio de ressarcimento de antifúngicos, aos estabelecimentos de Saúde do Estado de Minas Gerais, habilitados no Sistema Único de Saúde (SUS) como Unidades de Assistência de Alta Complexidade (UNACON) e Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), e aos estabelecimentos autorizados a realizar transplantes pelo SUS.

“Esta videoconferência é importante para esclarecer e publicizar às instituições interessadas a política estadual de Ressarcimento de Antifúngico para os casos elegíveis conforme protocolo estabelecido pela Resolução SES-MG N° 6.784 de 17 de julho de 2019. O tratamento das infecções fúngicas sistêmicas possui um custo elevado. Nas últimas décadas, evidenciou-se um aumento na sua incidência, reflexo ao maior número de imunossuprimidos por quimioterapia antineoplásica, transplantes de órgãos além de maior sobrevida de pacientes criticamente enfermos”, destaca a referência do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde, Katia Maria Gomes Pimentel e Silva.

Essa política estadual existe desde 2016, porém poucos prestadores encaminham solicitações de ressarcimento à SES. Foram convidados para a videoconferência a Santa Casa de Poços de Caldas (UNACON), Hospital das Clínicas Samuel Libânio (UNACON e Transplante), Hospital de Clínicas de Itajubá (Transplante), Secretarias Municipais de Saúde dos municípios sede dos serviços e representantes do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre. Esta videoconferência será transmitida também para outros municípios e prestadores do estado em suas respectivas Unidades Regionais.

Por Otávio Coutinho Meyer Fernandes