Na última sexta-feira (16/08) os profissionais de saúde da Atenção Primária que compõem os 07 (sete) municípios da Regional de Saúde de Pirapora participaram do curso de qualificação para realização de testes rápidos, na sala de reunições do SAE/CTA/UDM - Serviço de Assistência Especializada/Centro de Aconselhamento e Testagem/Unidade de Distribuição de Medicamentos de Pirapora. O Curso teve carga horária de 8 (oito) horas, dividas entre parte téorica e prática.

Foto: Fernanda Rabelo Evangelista Gomes

A realização do curso foi uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), em parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP/MG), que visam trabalhar o acolhimento e o aconselhamento durante o pré e pós-teste, bem como a capacitação prática para execução dos testes rápidos.

Os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C possibilitam a detecção de doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis em menos de 30 minutos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). São testagens de baixo custo operacional, altamente sensíveis e de simples aplicação e interpretação. A testagem inclui, além da realização do procedimento, as ações de acolhimento e aconselhamento relativo às questões éticas, visando o respeito ao direito de privacidade, sigilo e confidencialidade das informações do paciente. A oferta da testagem rápida nas UBS proporciona o diagnóstico precoce, que é fator determinante da melhor resposta ao tratamento de infecções causadas pelo HIV, Sífilis e Hepatites.

A Coordenadora do Núcleo de Gestão Microrregional e Referência Técnica do Programa de Controle das IST’s/HIV/HV da Regional de Saúde de Pirapora, Fernanda Rabelo Evangelista Gomes, ressalta que a realização deste curso é de suma importâcia para a captação precoce dos casos, diagnósico e tratamento. “Muitas pessos desconhecem sua sorologia, assim como as formas de transmissão e gravidade das doenças. Temos tido um crescente aumento da oferta das testagens, graças às capacitações que temos realizado constantemente para nossos profissionais. A parceria da Regional de Pirapora com o SAE/CTA/UDM tem sido fundamental para esse avanço, além de aumentar a oferta da testagem aos usuários, a educação permanente dos profissionais que atuam nos municípios é de grande relevância para melhoria da assistência e fornecimento dos SUS, e temos trabalhado muito nessa perspectiva, ” destacou.

A Referência Técnica do Programa de Controle das IST’s/HIV/HV da Regioal de Saúde de Pirapora informou, ainda, que estão previstas a realização de outras 3 (três) turmas, com a intenção de capacitar o maior número possível de profissionais.

Por illian Morais Silva Tararam