A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas recebeu, na tarde da segunda-feira,  12 de dezembro, a visita técnica de 48 estudantes do 4º período de medicina da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG).

A visita técnica foi proposta pela professora Maria Regina Marrinez, que leciona a disciplina de Gestão e Serviços de Saúde. Para ela, “essa visita é muito importante para sensibilizar os alunos para serem parceiros dos gestores, proporcionando uma visão de bastidores da gestão, que eles desconhecem no dia a dia da prática da medicina”, disse. “Talvez seja a única oportunidade que terão, em sua formação acadêmica, de enxergarem a prática da gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) porque a maioria das atividades são voltadas para as especialidades clínicas. A maioria dos médicos não vai atuar em serviços tão voltados para a gestão como a regional, então esta é uma oportunidade deles conhecerem o que dá todo o suporte para a atuação médica na ponta, na clínica”, destacou a professora.

Foto: SRS Alfenas

Durante a visita, os coordenadores e técnicos da SRS Alfenas apresentaram aos estudantes o funcionamento de todos os seus setores, abordando os financiamentos e programas de saúde, além de destacar o papel da atenção primária como porta de entrada dos usuários e também fomentadora de ações de prevenção na saúde. Foi enfatizado também o papel da atenção secundária, no atendimento de demandas de especialidades médicas.

Os técnicos reforçaram a gestão tripartite do SUS, onde União, Estados e municípios têm suas funções, limites de atuação e responsabilidades de custeio na saúde. Foi demonstrada a importância da atuação dos profissionais de saúde no fornecimento de informações, como os dados de notificação compulsória e o preenchimento completo de declarações, como as de óbito, por exemplo. Os técnicos destacaram o papel do médico como formador de opinião na comunidade, como fonte de informação para os pacientes e também para o Estado, subsidiando tomadas de decisões no Sistema Único de Saúde.

“A interação da SRS com os alunos de medicina foi uma oportunidade de apresentar o trabalho oferecido pela saúde pública aos usuários, bem como, de modo específico, do trabalho exercido pelas regionais”, disse Thaís Helena Prado Araújo, superintendente regional de Saúde de Alfenas. “Os alunos puderam conhecer  melhor a atuação da regional junto aos municípios, por meio das orientações quanto a Resoluções, regulação de leitos, atuações de vigilância sanitária, epidemiologia, distribuição de vacinas, auditorias, farmácia de Minas, ouvidoria e outras atividades”, completou a superintendente.

Por Thayane Viana