Começou, nesta segunda (05/12), a Reunião Gerencial Vigilância em Saúde, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde. O evento, realizado de 5 a 7 de dezembro, marca o encerramento de 2022 e reúne os coordenadores de Vigilância em Saúde, Epidemiológica e Sanitária dos municípios mineiros, além dos coordenadores e superintendentes do Nível Central, para a realização de um balanço e apresentação dos resultados das ações deste ano.

Crédito: Fábio Marchetto

Na abertura do evento, realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a subsecretária de Vigilância em Saúde, Hérica Vieira, ressaltou a importância dos resultados alcançados. “Estamos aqui para celebrar o que foi realizado em 2022. Programamos esta reunião para apresentar os trabalhos desenvolvidos durante o ano, com destaque para o Programa VigiMinas, que está entregando seu primeiro grande produto: um amplo diagnóstico da Vigilância em Saúde em Minas Gerais, que será essencial para a produção de futuras políticas públicas de Vigilância, aderentes às realidades dos municípios mineiros. Esperamos que iniciativas como essas fortaleçam a saúde em nossos municípios, no SUS de Minas Gerais e que contribuam para a melhoria da vida da população mineira”, disse.

O superintendente de Vigilância Sanitária, Felipe Laguardia, destacou que o ano foi marcado por dificuldades, ampliadas pela pandemia, mas que a contribuição de todos foi primordial. “Todos trabalharam e se esforçaram muito, pois tivemos que repensar o nosso modo de trabalhar. Olhando para trás, vemos como foi produtivo esse período, valorizamos a importância de compartilhar as iniciativas e de conversar sobre o que podemos fazer melhor para a saúde pública”, ressaltou.

Ainda durante a abertura, a assessora da Superintendência de Vigilância Epidemiológica, Vanessa Coelho, agradeceu o empenho de todos os envolvidos das Unidades Regionais de Saúde (URS). “Esse foi um ano de grandes desafios, mas conseguimos vencer barreiras. Quero agradecer o esforço de todos que abraçaram as nossas propostas. Estive em várias Regionais e foi gratificante ver o resultado do trabalho das equipes”, elogiou.

Durante o primeiro dia de evento, foram apresentados os resultados do Programa Vigiminas, as ações do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-MG) e os projetos para a reestruturação da Coordenação Estadual de Laboratórios e Pesquisa em Vigilância (CELP).

Nos dias 6 e 7 de dezembro, foram discutidos temas que englobam gestão financeira, boas práticas das Unidades Regionais de Saúde, ações da Vigilância Sanitária, da Vigilância em Estrutura Física, em Serviços de Saúde, em Medicamentos e Congêneres e da Vigilância Ambiental, entre outros. Nesses dias, houve divisão das equipes e o evento aconteceu no auditório da UFMG e na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais.

Saúde pública

A Reunião Gerencial de Vigilância em Saúde colocou em pauta temas importantes que tratam do cuidado da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais com a população mineira. Entre os temas abordados nos três dias de evento estavam a Análise de Situação de Saúde, o Projeto de Aumento de Cobertura Vacinal e a Revista “O Caminho da Vacina da COVID-19.

A Análise de Situação de Saúde é uma publicação produzida e organizada pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde que traz indicadores de Vigilância, com dados coletados dos sistemas de informações em saúde, no período entre 2017 e 2021, sendo um instrumento valioso para a qualificação e aprofundamento teórico dos profissionais de saúde.

O Projeto de Aumento de Cobertura Vacinal é fruto de uma parceria da SES-MG e da UFMG que tem como objetivo estabelecer estratégias e planos de ação locais, adaptados de acordo com a realidade de cada município, para tentar melhorar a cobertura das vacinas do calendário nacional em crianças menores de dois anos de idade. De março de até novembro foram realizadas oito oficinas nas URS prioritárias, e outras dez oficinas em outras URS, que pertencem a segunda fase de expansão do Projeto. Até o momento, foram 18 URS envolvidas, somando 463 municípios e 1.814 participantes.

A Revista “O caminho da Vacina da COVID-19” é uma publicação que apresenta as etapas e os resultados atingidos com a vacinação contra o coronavírus em Minas Gerais, além dos desafios, acertos, aprendizado e o processo de condução das vacinas até os cidadãos. A publicação tem como público alvo todos os trabalhadores de saúde, bem como os servidores públicos, gestores, pesquisadores e a população mineira.

Por Jornalismo SES-MG