Com objetivo de capacitar gestores, técnicos e conselheiros para o uso do sistema digiSUS, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora em parceria com a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais e com Conselho de Secretarias Municipais de Saúde Minas Gerais (COSEMS/MG), promoveu nos dias 29, 30/11 e 01/12 a Oficina digiSUS Gestor, Módulo Planejamento.

Abertura Oficina digiSUS / Foto de Marcella Victer

Conforme prevê o artigo 36 da Lei 8.080/90, o processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) deve ser ascendente, ou seja, do nível local até o federal. “Assim, captamos as demandas, entendemos nossa realidade e organizamos ao longo do tempo o que iremos fazer a curto, médio e longo prazo”, destaca Renan Guimarães de Oliveira, superintendente da SRS Juiz de Fora na fala de abertura do evento no dia 29/11.

O superintendente lembrou ainda que momentos de aprendizado como este possibilitam o melhor entendimento dos instrumentos de gestão. “Dessa forma podemos medir o que estamos fazendo, controlar e avaliar o que estamos produzindo e o que estamos servindo a nossa população”, evidenciou Oliveira.

A plataforma DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento (DGMP) traz uma melhor visualização de como os recursos públicos estão sendo aplicados no âmbito do SUS. “Através desta ferramenta podemos ter um feedback de como estamos realizando o trato com os recursos públicos, principalmente aquele que é vinculado à saúde", aponta  Érico Rossano Moreto dos Santos, Coordenador Geral de Planejamento no SUS.

O primeiro dia do evento foi dedicado a exposições teóricas, base para a prática do uso da plataforma, com falas ministradas pela assessora técnica do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS/MG), Ethiara Vieira e pelo Coordenador de Gestão dos Instrumentos de Planejamento do SUS, Dorian Chim Smarzaro.

Os outros dias foram dedicados à prática, com turmas ministradas pelos servidores da Mariangela Soares Nogueira e Leonardo Augusto Mesquita Vieira da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde. Leonardo lembra que momentos presenciais de troca de conhecimento são indispensáveis para o aprendizado. “Aqui conseguimos dimensionar melhor o alcance do impacto do que estamos ensinando. Podemos tirar dúvidas de forma instantânea. Pretendemos ampliar ainda mais nas outras regionais. Como fizemos uma parte teórica e uma parte prática, o alcance é maior ainda.”

O digiSUS Gestor Módulo Planejamento

Ainda em construção, o DigiSUS Gestor – Módulo Planejamento (DGMP) é uma plataforma que tem como principais objetivos o aperfeiçoamento da gestão em saúde, a facilitação do acompanhamento das políticas de saúde, o aprimoramento do uso dos recursos públicos, o apoio aos gestores na elaboração dos instrumentos de planejamento em saúde e a transparência das políticas de saúde e do uso dos recursos públicos em saúde.

Através da plataforma, os gestores dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, podem registrar os dados do Plano de Saúde (PS) e da Programação Anual de Saúde (PAS). Além disso, o DGMP também possibilita a elaboração e o envio do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) e do Relatório Anual de Gestão (RAG) para apreciação do conselho de saúde.

Por Marcella Victer