A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, realizou entre os dias 2 e 6 de maio, trabalho entomológico no município de Ponto Chique com o intuito de promover o mapeamento e identificação da presença de flebotomíneos (tipo de inseto) que são os vetores da leishmaniose. A ação contou com a participação da equipe de agentes de endemias do município, referências técnicas da GRS Pirapora, Carlos Alberto Gonçalves Pereira e Janice Rodrigues de Souza e da referência técnica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, Bartolomeu Teixeira Lopes.

Janice de Souza, Bartolomeu e Carlos Alberto montando as armadilhas para captura de flebotomíneos - Foto: Janice de Souza

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Diane Menezes, relatou que “há uma mobilização crescente para fortalecer as parcerias nas diferentes instâncias federadas do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de ações práticas no território realizadas entre Estado x município, visando promover esse empoderamento das equipes municipais, qualificação das ações e a adoção de medidas de vigilância, controle e prevenção frente a esse agravo na rotina dos serviços”.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Flávia Mota ressaltou a importância da retomada das ações de pesquisa entomológica na microrregião, uma vez que a ausência de profissionais treinados na GRS Pirapora dificultava a realização de uma etapa tão importante no processo de vigilância do agravo. Flávia aproveitou a oportunidade para agradecer aos parceiros da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), SRS Montes Claros e FUNED (Fundação Ezequiel dias) pela colaboração para a retomada de tão importante trabalho de entomologia. Ela também enalteceu o profissionalismo e espírito de equipe dos profissionais Janice e Carlos Alberto, técnicos que vêm aprimorando seus conhecimentos visando a melhoria da qualidade de vida da população.

A realização das ações de entomologia, foram organizadas dentro do perímetro urbano da cidade em pontos estratégicos. “Juntamente com a equipe municipal buscamos mapear o território urbano, vislumbrando os pontos estratégicos e possíveis reservatórios dos vetores. Em parceria com os moradores foram instaladas as armadilhas para a provável capturas de vetores e juntamente com a Fundação Ezequiel Dias (Funed) serão analisados e verificado o perfil de vulnerabilidade do território para o agravo” pontuou a referência de campo, Janice Souza.

Por GRS Pirapora