Na última quinta-feira, dia 12 de maio, uma equipe da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba visitou o município de Araxá para apoiar ações de combate às arboviroses. A reunião ocorreu em auditório da Secretaria Municipal de Educação de Araxá, da qual participaram profissionais da gestão, atenção primária, vigilância epidemiológica, vigilância ambiental e mobilização social. 

Araxá se encontra com alta incidência de casos, com 1.265 notificações, 5 óbitos em investigação e 2 casos de chikungunya registrados até o dia 6 de maio. Na reunião foram verificados fluxos de assistência, protocolos para arboviroses e casos graves, investigação de óbitos, ficha de notificação, comunicação e alinhamentos internos, além do trabalho de mobilização social e educação em saúde junto à comunidade.

16-05-22-SRSUberabaAra1

De acordo com Denise Maciel, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Uberaba, a reunião foi importante para o alinhamento de condutas entre equipes e para estimular a participação da sociedade no enfrentamento ao Aedes, uma vez que sem essa parceria, a saúde não consegue evitar a transmissão do vírus. “É necessário que todos se comprometam e se envolvam, participando das reuniões do Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses e eliminando criadouros do mosquito em seus lares, ambientes de trabalho e vias públicas” afirma. 

A secretária municipal de saúde de Araxá, Cristiane Pereira, agradeceu o apoio da Superintendência e afirmou que “o encontro promoveu uma profunda análise dos processos operacionais implantados no município. Com esta análise e os apontamentos práticos a respeito de melhorias na assistência, conseguiremos avançar na questão alvo do encontro. As discussões e sugestões serão de grande ajuda para que nossos indicadores sofram ajustes positivos”.

Por Sara Braga