A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pirapora, realizou nos dias 10 e 11 de maio de 2022, a I Oficina sobre os Sistemas de Informações da Epidemiologia.

Foram abordados temas relacionados ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC). O evento foi conduzido pelas referências técnicas estaduais, Janice Rodrigues de Souza, responsável técnica pelo Sistema de Informação; Luciana Veloso Neves, referência técnica do Programa da Arboviroses e Elizangela Ribeiro Barros, referência técnica da Investigação de Óbitos.  O público alvo foram as referências técnicas dos sistemas de informações municipais que compõem a Região de Saúde de Pirapora.

Luciana Veloso, referência técnica das Arboviroses/GRS Pirapora apresentando Diagrama de Controle das Arboviroses - Foto: Janice Rodrigues de Souza

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Diane Menezes, ponderou que as boas práticas relacionadas aos registros de informações precisam ser fortalecidas no território de atuação da GRS/Pirapora. Por serem passíveis de capacitações para que haja a qualificação do banco de dados, o serviço regional tem priorizado essa ação. “Esperamos ter acesso a dados robustos, capazes de gerar informações úteis e confiáveis e, consequentemente, que sejam passíveis de planejamento, monitoramento e adoção de medidas efetivas com base nessa análise de informações”.

Flávia Rocha, coordenadora da epidemiologia, acrescenta que capacitar os  técnicos municipais vai além de uma ação rotineira das referências técnicas da GRS. “É a oportunidade de operacionalizar no território municipal o reconhecimento e valorização de ferramentas disponibilizadas pelos sistemas de informação, que não estão limitadas apenas à sua alimentação e transmissão de dados. É fomentar a utilização das diversas funções disponíveis para enriquecer a análise de situação de saúde na microrregião”.

A oficina abordou as ações de rotina dos sistemas de informação com o intuito de organização das rotinas e sua qualificação. Foram trabalhadas também atividades de tabulação para capacitar as equipes municipais na extração das informações disponíveis nos bancos de dados dos sistemas de informação.

A referência técnica dos sistemas de informação, Janice Souza ponderou que, “é importante reconhecer que os sistemas de informações são ferramentas para reconhecimento da situação de saúde no território e que devem ser trabalhados de forma integrada com os demais programas da vigilância epidemiológica. Portanto, ações como essas visam a qualificação dos bancos, entendendo que os dados devem ser alimentados com qualidade e precisão, para tornarem-se informações fidedignas disponíveis para tomadas de decisões assertivas de Saúde Pública”.

Por GRS Pirapora