Na última quarta-feira, 11 de maio, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), realizou reunião, por videoconferência, com coordenadores da atenção primária à saúde e coordenadores do Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) dos municípios que integram a SRS. O objetivo do evento foi apresentar e divulgar o Plano de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Infantil de MG, de acordo com a Deliberação 3564, de 21 de outubro de 2021.

A mortalidade materna e infantil se configura como uma das mais graves violações dos direitos humanos de mulheres e crianças, e é um problema de saúde pública, podendo ser evitável na maioria dos casos. Os óbitos refletem as condições de vida, as desigualdades sociais, a ausência ou a fragilidade de políticas sociais e leis que garantam os direitos de cidadania e de participação social. A redução dos índices de mortalidade desses grupos ainda é considerada um desafio para os serviços de saúde, gestores e sociedade como um todo.

Créditos: Ricardo Maciel

Na ocasião, foram apresentadas diversas ações que podem ser realizadas dentro dos pontos de assistência, que visam mitigar a mortalidade materna e infantil. “Nosso principal objetivo foi sensibilizar os profissionais presentes para que as ações previstas no Plano de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Infantil sejam efetivamente implementadas e acompanhadas dentro dos eixos da atenção primária; atenção secundária; urgência e emergência; atenção hospitalar e controle social”, destacou o coordenador da Atenção à Saúde da SRS Diamantina, Cláudio Luiz Ferreira Júnior.

Claudio alertou ainda sobre a necessidade de definição da referência municipal de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Infantil. “É de fundamental importância que os municípios tenham um coordenador, ou seja, um profissional que seja a referência para fazer o link com os diversos pontos da rede, no intuito de organizar as ações e avaliar a efetividade das mesmas”.

Ao final da reunião foi repassado aos presentes uma planilha para facilitar a organização das ações nos municípios, bem como a apresentação dos painéis temáticos para consulta de dados do Estado de Minas Gerais, tanto para mortalidade materna, quanto para mortalidade infantil.

Consulta aos painéis:

Por Ricardo Maciel