A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas realizou, na sexta-feira (8/10), uma oficina colaborativa sobre o programa de Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD), com intuito de apresentar as experiência municipais no serviço de apoio de LRPD nos territórios da SRS Alfenas.

Divulgação

O encontro virtual foi organizado pela Coordenação de Atenção à Saúde (CAS), por meio da referência técnica de Saúde Bucal, Heron Ataide Martins, e foi direcionado aos secretários municipais de Saúde, coordenadores e referências técnicas de Saúde Bucal dos 24 municípios que compõem as microrregiões de Alfenas/Machado e Guaxupé. Além dos municípios presentes houve a participação da Coordenação Estadual de Saúde Bucal e de outras referências técnicas de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Apresentaram as suas experiências e contribuíram com a oficina os coordenadores de saúde bucal dos municípios de Alfenas, Flávio Alessandro Oliveira; Guaxupé, Valéria Alves Ferreira; Juruaia, Fernando de Souza Rezende; e Poço Fundo, Bruna Estela de Assis. Além de Heron Ataide Martins, participaram as integrantes da Coordenação Saúde Bucal da SES-MG, Alessandra Dias, referência técnica; e Jacqueline Silva Santos, coordenadora saúde bucal SES-MG.

“Foi uma oficina enriquecedora sob todos os aspectos. Tivemos a explanação técnica com conteúdo vasto e completo, passando por todos os pontos do programa e aliado a isso, pudemos discutir o caráter humanitário do Programa de Reabilitação Odontológica Protética no SUS-MG. A odontologia praticou nesses 30 anos de SUS uma política mutilatória, deixamos uma geração de edêntulos e devemos a eles o resgate do sorriso com uma política de inclusão social. Que essa oficina se multiplique. Parabéns à Regional de Alfenas”, pontou Alessandra Dias, referência técnica da RASB/SES/MG/CSB.

Para Ana Maria de Souza Villas Boas, da coordenação municipal de Atenção Primária à Saúde de Guaranésia, microrregião de Guaxupé, “a oficina da LRPD foi muito importante, visto que o município está em fase de implantação do serviço e foi possível tirar muitas dúvidas. Vemos que hoje o cenário está preocupante. Pois, muitas pessoas perdem os dentes precocemente por falta de prevenção e tratamento. O serviço de prótese dentária proporcionará melhoria da autoestima, das funções mastigatórias e fonéticas dos nossos usuários. Para isso é muito importante o encaminhamento correto dos usuários para o serviço, o tipo de prótese a ser confeccionada e a necessidade de priorizar os casos em baixa, média e alta urgência. Desta forma o município irá fazer o possível para que o serviço seja implantado e o recurso  aplicado satisfatoriamente, devolvendo aos usuários do SUS a harmonia do sorriso e a função da boca”.

Outro município participante foi Machado, microrregião de Alfenas/Machado, por meio da assessora de Saúde Bucal, Maria Juliana Faria Rodrigues Pedreira. Para ela, “o evento foi de grande valia, por compartilhar experiências de pessoas que já realizam este trabalho. O credenciamento de LRPD além de trazer recursos financeiros para o município promoverá qualidade de vida à população machadense, trazendo dignidade e respeito aos que mais precisam, resgatando a autoestima e alegria de sorrir. Agradeço a oportunidade de aprender com todo este trabalho”.

“O objetivo do encontro foi apresentar o Manual de Reabilitação Protética do SUS-MG, além de propiciar a troca de experiências entres os serviços existentes e apoiar os municípios que foram contemplados recentemente com o credenciamento do serviço. Mas, com a parceria da Coordenação Estadual de Saúde Bucal da SES-MG e participação de outras referências técnicas de saúde bucal da Secretaria, a  iniciativa da Oficina serviu de inspiração para outras regionais e teve outros desdobramentos para os municípios do território da SRS Alfenas”, explicou Heron Martins.

Para a coordenadora estadual de saúde bucal, Jacqueline Silva Santos, as Unidades Regionais de Saúde da SES-MG são indutoras de movimentos de cooperação horizontal entre os municípios e isso é muito importante na discussão da Rede de Atenção à Saúde Bucal (RASB-MG). “A reunião que a SRS Alfenas realizou com os municípios possibilitou o compartilhamento de experiências e criou oportunidades de cooperação horizontal entre esses municípios, promovendo o reconhecimento entre pares e as relações solidárias mais do que a competição por melhores resultados. O encontro tratou da temática da Reabilitação Dentária Protética e partiu do princípio de que todo trabalhador tem muito a ensinar e a aprender, e envolveu troca, produção e disseminação de diferentes saberes, conhecimentos técnicos, experiências vividas e práticas de gestão e de cuidado ao usuário do SUS, visando ao fortalecimento da atenção à saúde bucal a partir da interação entre seus profissionais. Iniciativas como essa da SRS Alfenas são muito importantes para a indução das práticas de cooperação horizontal entre os profissionais e serviços dos municípios de um determinado território.”

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi