Divulgação

Para ajustar e direcionar o crescimento dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população da microrregião de Muriaé, foi realizado alinhamento técnico entre a gestão municipal e a Gerência Regional de Saúde de Ubá (GRS), braço da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), no dia 8 de outubro.

A pauta abrangeu a implantação da referência em cirurgia bariátrica em Muriaé, que irá atender a toda macrorregião Sudeste; pactuação de metas do biênio 2021/2022 do CEAE (Centro Estadual de Atenção Especializada) e mudança de tipologia; o ajuste no atendimento referente a cardiologia; a portaria que habilita novos serviços em triagem auditiva, banco de leite e Casa da Gestante para Muriaé; e por fim, visita técnica à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Muriaé.

O encontro teve por objetivo promover acesso da população aos serviços e garantir maior qualidade de atendimento aos usuários do SUS. “Muriaé é município sede de microrregião com importantes equipamentos do SUS. Foi um momento proveitoso, principalmente para discutirmos pautas de extrema relevância e que irão melhorar a assistência prestada aos usuários no território”, disse Elis de Oliveira Mattos, coordenadora de Atenção à Saúde da GRS Ubá.

Divulgação

Na véspera da reunião, o diretor da GRS Ubá, Franklin Leandro Neto, esteve reunido com a gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Muriaé para discutir pauta específica. “Conversamos sobre as propositivas da descentralização da vigilância sanitária das farmácias de manipulação, que ficará a cargo da gestão municipal; bem como da possibilidade da descentralização do componente especializado da Assistência Farmacêutica, que aproximará o usuário do SUS ao acesso do medicamento, visto que o propósito da SES é disponibilizá-los nas Farmácias Municipais. São pautas novas e importantes, que trazem robustez aos serviços de saúde locais e vantagens para a população”, afirmou Franklin.

Por Keila Siqueira de Lima