Divulgação

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá enviou representantes para a reunião da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizada nos dias 29 e 30 de setembro, em Belo Horizonte, quando foi debatido o alinhamento das diretrizes e estratégias do VigiMinas, o novo Programa Estadual de Vigilância em Saúde.

A iniciativa da SES-MG foi anunciada a todas 28 Unidades Regionais de saúde como estratégia para fortalecer a operacionalização e eficiência das ações de vigilância sanitária, epidemiológica, ambiental, saúde do trabalhador, bem como a já referida Vigilância em Saúde.

A implantação do VigiMinas será estruturada em quatro etapas: diagnóstico local, construção do Sistema, entrega dos planos de ações municipais e sua execução. “Durante o encontro, pudemos alinhar as diretrizes da Vigilância em Saúde e também construir o planejamento das ações para 2022. Compreendemos que será muito importante a sensibilização dos gestores municipais para a implantação do VigiMinas, pois é uma estratégia nova e que pode trazer muitos benefícios para os cidadãos”, disse Fábio Vieira Ribas, coordenador da Vigilância em Saúde da GRS Ubá.

Legado da pandemia

Durante o encontro, que envolveu os coordenadores das Vigilâncias em Saúde, Epidemiológica e Sanitária das Regionais, foram destacados as ações inovadoras implantadas pela SES durante a pandemia da covid-19 e que mudaram processos de trabalho para melhor. “Apesar do cenário difícil que atravessamos, hoje podemos perceber como os instrumentos de controle e tomada de decisão foram fundamentais para a boa gestão da crise sanitária. Destacamos a Sala de Situação, institucionalizada na SES-MG em abril de 2020 e que une todos os núcleos da Regional para analisar as estatísticas e prover dados confiáveis para os municípios, definir estratégias e subsidiar deliberações da SES”, destacou Fábio.

Divulgação

Outro destaque foi o Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (Gamov), implantado em julho deste ano, que possibilita a discussão integrada entre as regionais e os setores de imunização municipais, bem como do nível central da SES-MG. “Temos tido excelente resultado com o Gamov, nos aproximando mais dos profissionais que gerem, em nível municipal, essa desafiadora campanha de imunização contra a covid-19. Dessa forma, podemos priorizar o apoio a municípios em situações mais críticas, otimizando processos de trabalho e acelerando, na medida do possível, a vacinação”, contou Ana Célia Jacinto, coordenadora da Epidemiologia da GRS Ubá.

Por Keila Siqueira de Lima