A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, promoveu no último dia 4/10, reunião remota com secretários de saúde, coordenadores de Vigilância em Saúde, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, técnicos e referências técnicas dos 37 municípios de sua abrangência para apresentação e adesão ao Programa VigiMinas.  
 
Divulgação
 
Durante a reunião, Wânya Duarte, coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS, apresentou o cronograma do programa e detalhou a assinatura do Termo de Compromisso no Sistema de Gerenciamento de Resoluções Estaduais de Saúde - SIG RES.  
 
Também foram apresentadas as indicações das referências municipais que irão participar das etapas de elaboração e implementação do SEVS - Sistema Estadual de Vigilância em Saúde. 
 
Segundo Wânya, o programa contribuirá para a realização de ações e serviços de vigilância, visando a promoção e a proteção da saúde. “Estamos atentos às diversidades epidemiológicas, sanitárias e ambientais existentes e dessa forma reconhecemos a Vigilância como área de fundamental importância para a saúde pública”, afirma. 
 
Conforme apresentado na reunião, está instituído o repasse de incentivo financeiro para os municípios que aderirem ao VigiMinas e a expectativa é que haja a adesão de todos envolvidos para o fortalecimento e consolidação do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde. 

Por Adriana Mendes

Enviar para impressão