Periodicamente os municípios da SRS-BH participam de reuniões  com o propósito de monitoramento, avaliação e apresentação dos novos indicadores da Política Estadual de Promoção da Saúde – POEPS. 
 
A POEPS tem o objetivo de promover e incentivar o desenvolvimento de ações intrassetoriais e intersetoriais que favoreçam a equidade, a melhoria das condições e dos modos de viver e que estimulem o empoderamento dos indivíduos e das comunidades. A política também visa a ampliar a potencialidade da saúde individual, coletiva e a participação social buscando reduzir as desigualdades, vulnerabilidades e riscos à saúde por meio da atuação sobre os determinantes sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais.  
 
No final do mês de setembro, em duas oficinas realizadas de forma virtual, foram apresentados aos municípios os sete indicadores da POEPS de acordo com a resolução SES-MG nº 7.610, de 21 de julho de 2021.São eles:  
 
Indicador 1:  Número de Ações de Atividades  Coletivas em  Atividade Física  e Práticas  Corporais  ofertadas pelo  município. 
 
Divulgação
 
 
 
Indicador 2: Número de  Atividades  Coletivas de  Educação em  Saúde  voltadas para  à promoção  da saúde. 
 
Indicador 3: Número de  Atividades  Coletivas de Gestão  Intersetorial  voltadas para  promoção da  saúde. 
 
Indicador 4: Percentual de  crianças  menores de  10 anos com  registro de  marcadores  alimentar  realizado. 
 
Indicador 5: Percentual de  acompanhamento das  condicionalidades de  Saúde do  Programa  Federal de  Transferência  de Renda dos  beneficiários  com perfil  saúde. 
 
Indicador 06: Número de  ações para  implantação  das políticas  de promoção  da equidade  em saúde. 
 
Indicador 07:  Percentual de  acompanhamento do estado  nutricional da  população no Sisvan Web. 
 
Para a Referência Técnica da POEPS da SRS-BH, Ana Carolina Ferreira, a implantação desta resolução e a apresentação dos indicadores representam um grande avanço para a melhoria das ações de saúde dos municípios.  “A pandemia escancarou ainda mais as desigualdades sociais, uma vez que afetou negativamente as condições de renda e trabalho da população em todas as regiões do país. Mais do que nunca é necessário desenvolver ações de promoção à saúde nos municípios como uma importante estratégia de focalização das ações universais de saúde, principalmente para a parcela mais vulnerável da população,” afirmou. 
 
Revisão dos indicadores de acompanhamento 
 
Para contribuir com um melhor entendimento do campo da promoção da saúde e de sua implementação nos municípios do estado, a Diretoria de Promoção à Saúde (DPS/SES-MG), visando a sustentabilidade da Política, procedeu à revisão dos indicadores de acompanhamento propostos na Resolução SES/MG nº 5250/16. Com isso, foi instituída a Resolução SES/MG Nº 7.610, de 21 de julho de 2021, a qual atualizou as normas gerais de adesão, execução, acompanhamento e avaliação do incentivo financeiro de cofinanciamento da POEPS e revogou a Resolução SES/MG nº 7090/2020 sobre a POEPS do ano passado. 
 
Atualmente, 100% dos municípios da regional BH aderiram à POEPS. Esses municípios são incentivados a desenvolverem as ações de promoção à saúde para o cumprimento de metas definidas nos indicadores propostos e fazem jus ao recebimento de incentivo financeiro de custeio , o qual consta de uma parte fixa (50%) e outra pare variável (50%) a qual está atrelada ao cumprimento das metas. 

Por Alessandra Maximiano