Frutos de uma parceria institucional com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG) está realizando até o próximo sábado (25/9) o II Congresso de Assistência Farmacêutica no SUS-MG e o VI Seminário da Rede Farmácia de Minas. Os eventos integram a programação do 15º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais, com o objetivo de capacitar os profissionais que atuam nas unidades municipais e regionais da Rede Farmácia de Minas.

“A parceria entre a SES-MG e o CRF-MG vem de longa data, e seus principais frutos têm sido a qualificação profissional dos farmacêuticos que atuam no SUS em Minas, nos diferentes níveis de atenção à Saúde”, avalia a superintendente de Assistência Farmacêutica da SES-MG, Grazielle Dias da Silva.

A presidente do CRF/MG, Júnia Célia de Medeiros, ressaltou a importância dessa parceria para qualificação da assistência farmacêutica do SUS. “Sou servidora pública do SUS em Betim e Contagem e sei do importante papel que nós, farmacêuticos, exercemos nas unidades de saúde, ao cuidar dos nossos pacientes. Não poderíamos realizar o 15º Congresso de Farmácia e Bioquímica sem contemplar o aperfeiçoamento dos colegas que atuam na saúde pública”, afirma.

A programação do o II Congresso de Assistência Farmacêutica no SUS-MG e VI Seminário da Rede Farmácia de Minas conta com mesas redondas e oficinas que têm temas relacionados às Políticas Públicas de Saúde, com discussões que passam pelas ações recentemente implementadas pela SES-MG e por questões inerentes ao cotidiano dos profissionais que atuam na Política Estadual de Assistência Farmacêutica. “Podemos destacar temas como atuação dos farmacêuticos na atenção à saúde materno-infantil, tratamento de doenças crônicas transmissíveis, Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEAF), interface da Assistência Farmacêutica e judicialização em saúde e assistência farmacêutica no combate à covid-19, entre outros”, aponta a superintendente de Assistência Farmacêutica da SES-MG.

Neste sábado, último dia do evento (25/9), acontecerá a Oficina Programa Rede Farmácia de Minas, momento em que haverá um debate e avaliação da política instituída com os profissionais ligados ao programa. “Os resultados obtidos nesta oficina servirão de subsídios para atualização da Política Estadual de Assistência Farmacêutica”, finaliza Grazielle Dias.

O VI Seminário da Rede Farmácia de Minas começou na quarta-feira (22/9) e reuniu, este ano, o número recorde de aproximadamente 800 profissionais inscritos gratuitamente. O evento é realizado integralmente no formato on-line.

Por Marcelo Fiuza

Enviar para impressão