Na última terça-feira (8/6), a Superintendência Regional de Saúde (SRS Uberaba) realizou Oficina online para discussão do Plano de Ação Regional (PAR) da Rede de Urgência e Emergência da macrorregião Triângulo Sul, com gestores e prestadores de serviços de saúde. A oficina foi realizada após discussões prévias entre a Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da SRS Uberaba e as gestões municipais do território, em pré-oficinas realizadas com cada microrregião de saúde, de 25 a 27 de maio.

A oficina contou com participação da referência técnica do setor da Diretoria de Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Letícia Fernanda Cota Freitas, que afirmou que a oficina foi muito produtiva para a realização do alinhamento dos objetivos e funções dos componentes da Rede de Urgência da região. Ela explica que “serviço de atenção domiciliar, UPA 24h, SAMU 192, portas de entrada hospitalares de urgência, leitos de retaguarda (clínicos e UTI), unidades coronarianas e centros de atendimento de urgência a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC), são os componentes da rede”, pontuou.

Segundo a coordenadora da CAS da SRS Uberaba, Sheila Oliveira, a oficina foi um momento único e bastante aguardado pela região, pois “a rede possui vazios assistenciais que, com diagnóstico e planejamento adequados, podem avançar na construção das políticas de saúde no território. O próximo passo é discutir o PAR no Comitê Gestor Regional da Rede de Urgência e Emergência e então pactuar na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Macrorregional. Após publicação da Deliberação em CIB/SUS, a proposta do PAR será encaminhada para avaliação e posterior publicação pelo Ministério da Saúde”, finalizou.

Para Camila Zurzolo, referência técnica da CAS da SRS Uberaba, a realização da oficina possibilita que diversos prestadores pleiteiem recursos do Estado e do Ministério da Saúde para a rede de urgência e emergência da região, sendo que “a previsão de incentivo financeiro para a primeira etapa de qualificação da rede é de cerca 11 milhões por ano, sendo que esse valor passa para mais de 22 milhões por ano, após a disponibilização dos novos leitos e unidades”, acrescentou.

Por Sara Braga